Bastidores da preparação do Botafogo para o confronto pela Libertadores

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

Em meio ao exigente calendário do futebol brasileiro, Renato Paiva tem adotado estratégias que visam driblar a falta de tempo e manter o Botafogo competitivo. Antes mesmo da goleada por 4 a 0 sobre o Internacional, no domingo (11), o treinador já havia iniciado a análise do Estudiantes, adversário da próxima rodada da Libertadores.

“Vi o Estudiantes antes da partida contra o Internacional porque os treinos seguintes precisariam já considerar esse próximo jogo. Nós não temos tempo. Amanhã, tenho que preparar o treino pensando neles. Depois, já é o Flamengo. É assim que funciona por aqui”, explicou o treinador.

Na segunda-feira (12), os jogadores que não participaram ou jogaram pouco no duelo contra o time gaúcho foram a campo. Já os titulares assistiriam a vídeos do Estudiantes como parte da preparação para o confronto marcado para quarta-feira (14), às 21h30, no Nilton Santos.

A sessão da terça-feira, igualmente no mesmo local, será fundamental para ajustar detalhes táticos antes do duelo decisivo pela fase de grupos da competição continental.

Ainda que a sequência positiva — vitórias sobre Carabobo e Internacional — tenha reduzido parte da pressão externa, Paiva garantiu que o ambiente interno permaneceu equilibrado. Segundo ele, o grupo está blindado das críticas e mantém foco no desempenho coletivo.

“O segredo é nos fecharmos internamente. Nós sabemos quem somos, o que fazemos e com quem trabalhamos”, destacou.

Renato também revelou seu distanciamento das redes sociais, apontando que não acessa o próprio perfil há dois meses. “Tenho Instagram, mas não olho. Há uma empresa que cuida disso. Só tenho por razões profissionais e porque minha filha gosta. Se eu parar para ver, estaria tirando tempo da preparação. E todo tempo é pouco”, afirmou.

No momento, o Botafogo ocupa a terceira colocação do grupo A da Libertadores, com seis pontos. Já o Estudiantes lidera com nove. Uma vitória nesta quarta é essencial para manter vivas as chances de classificação às oitavas de final. Até agora, 17 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o confronto que promete alta intensidade e cobrança por parte da torcida.