Palmeiras pode garantir vantagem sobre todos os times da Libertadores; entenda

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Com a possibilidade de assegurar a melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira (15), às 19 horas (horário de Brasília), diante do Bolívar no Allianz Parque. O time comandado por Abel Ferreira já está classificado às oitavas de final, mas agora busca garantir a liderança absoluta entre todos os participantes do torneio.

Atualmente com 12 pontos em quatro jogos, o Verdão lidera o Grupo G, seguido por Cerro Porteño (7 pontos), Sporting Cristal (4 pontos) e Bolívar (3 pontos). Para assegurar a melhor campanha geral de forma antecipada, o Palmeiras precisa vencer os bolivianos e alcançar 15 pontos, o que o tornaria inalcançável por outras equipes, considerando que restaria apenas uma rodada.

Essa condição foi viabilizada, inclusive, graças ao empate por 1 a 1 entre São Paulo e Libertad, ocorrido na quarta-feira (14), no Morumbis. O resultado impediu que o tricolor paulista igualasse ou ultrapassasse a pontuação máxima possível do Palmeiras na fase de grupos.

O domínio alviverde nesta fase da competição é uma constante nos últimos anos. Desde 2017, o clube não apenas participa das oitavas de final, mas sempre como líder de seu grupo. Aliás, em cinco das sete últimas edições, o Palmeiras terminou a fase de grupos com a melhor campanha geral da Libertadores.

Felipe Anderson, um dos destaques do elenco, destacou a importância da liderança: “Essa liderança geral é um dos nossos objetivos. Sabemos que foi difícil jogar contra eles na Bolívia, então precisamos estar bem preparados diante da nossa torcida”, afirmou o meia.

Vale lembrar que conquistar a melhor campanha garante ao clube o direito de atuar como mandante em todas as fases do mata-mata, até a semifinal. A decisão, por sua vez, será em campo neutro, marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru