Ex-Corinthians entra na mira do Grêmio de Mano Menezes

Mano Menezes pelo Grêmio (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Em meio às dificuldades defensivas persistentes desde a temporada passada, o Grêmio intensificou o planejamento para reforçar o setor na janela de transferências do meio do ano. A diretoria prioriza a contratação de um zagueiro brasileiro, principalmente por conta do limite de estrangeiros impostos pelo regulamento do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o clube conta com 11 jogadores de fora do país, dois a mais do que o permitido.

Entre os nomes monitorados, dois ganham destaque: Lucas Veríssimo, que já defendeu Santos e Benfica, e Willyan Rocha, atualmente no CSKA Moscou. Ambos são vistos como opções viáveis, sobretudo por atuarem com o pé direito, perfil procurado pela comissão técnica para complementar o elenco tricolor.

Revelado pelas categorias de base do Grêmio e com passagem pelo Flamengo, Willyan Rocha tem 30 anos e contrato válido até 2027 com o clube russo. Embora atue fora do país há alguns anos, o jogador manifestou interesse em retornar ao futebol brasileiro. Aliás, ele chegou a ser alvo do Internacional no início de 2025, mas as negociações não avançaram.

Anteriormente, o clube gaúcho havia feito sondagens por outros zagueiros, como Jhohan Romaña, do San Lorenzo, e Marcão, do Sevilla. Contudo, as tratativas esbarraram em obstáculos relevantes. Romaña é colombiano, o que agravaria ainda mais a situação envolvendo o número de estrangeiros. Já Marcão atua prioritariamente pela esquerda, posição que já conta com Kannemann e Wagner Leonardo no elenco atual.

Conforme apurado, a contratação de um defensor destro é considerada fundamental pela comissão técnica, pois visa corrigir desequilíbrios percebidos na primeira parte da temporada. O clube entende que é preciso encontrar um nome experiente e adaptado ao futebol brasileiro, sem comprometer a formação do grupo por questões regulamentares.

Por fim, apesar de boatos recentes envolvendo um possível interesse em Matheus Magalhães, a diretoria gremista nega qualquer tratativa em curso com o goleiro. O foco do momento está precipuamente voltado à consolidação da defesa, de forma que o novo zagueiro possa se integrar rapidamente ao grupo e oferecer mais estabilidade ao sistema tático comandado por Renato Portaluppi.