A declaração de Cafu direcionada a Ancelotti: ‘Contra o tempo…’

Ex-jogador Cafu (Foto: Reprodução)

Cafu destacou recentemente a dificuldade que Carlo Ancelotti enfrentará à frente da Seleção Brasileira, precipuamente pela escassez de tempo para desenvolver um elenco competitivo até a Copa do Mundo de 2026.

Durante entrevista concedida antes da final da Kings League Brasil, o ex-lateral criticou a demora da CBF em oficializar o treinador, algo que, segundo ele, compromete o planejamento.

“Escolhemos oficialmente esse treinador um ano antes da Copa do Mundo, faltando quatro jogos das Eliminatórias, que é muito pouco para o treinador conhecer melhor o futebol brasileiro, conhecer melhor os jogadores que aqui no Brasil estão, conhecer melhor aquilo que ele quer para o time dele”, declarou.

Primeiros compromissos e lista preliminar

Anunciado oficialmente no dia 12 de maio, Ancelotti já elaborou uma pré-lista de convocados. Essa relação, precípuamente técnica, visa atender às exigências da FIFA, da CBF e da Conmebol. Ao todo, nove atletas que atuam em clubes brasileiros foram incluídos: Neymar (Santos), Oscar (São Paulo), Fabrício Bruno (Cruzeiro), além de seis nomes ligados ao Flamengo — Danilo, Wesley, Léo Ortiz, Alex Sandro, Gerson e Pedro.

O encontro inicial entre o treinador e o grupo ocorrerá no dia 2 de junho, no CT Dr. Joaquim Grava, em São Paulo. Apenas três sessões de treino estão programadas antes do duelo contra o Equador, em 5 de junho, fora de casa, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O adversário, aliás, ocupa a vice-liderança da competição, com 23 pontos, dois a mais que o Brasil, que aparece em quarto lugar, somando 21.

Construção de identidade e gestão do grupo

Conforme pontuado por Cafu, o treinador europeu precisa definir uma estrutura rapidamente. “O Ancelotti vai ter que escolher um time e dar uma sequência para esse time, para que ele possa chegar na Copa do Mundo com uma ideia, uma identidade e formado”, afirmou o ex-jogador.

Para ele, além da limitação temporal, há a necessidade de alinhar uma filosofia clara de jogo, considerando a diversidade de estilos dos atletas convocados.

Embora exista uma preocupação recorrente sobre a possibilidade de Ancelotti priorizar atletas que atuam fora do Brasil, Cafu minimizou essa hipótese. Segundo ele, o treinador contará com apoio de profissionais que observam o futebol nacional.

“Vai ter pessoas que ele vai perguntar, vai pedir conselho pra saber em relação a esses atletas que estão aqui no Brasil”, explicou, ressaltando que o verdadeiro problema reside na ausência de tempo hábil para entrosar uma equipe sólida.

Expectativas para o ciclo final antes do Mundial

Portanto, a Seleção entra em sua reta decisiva antes do próximo Mundial ainda sob forte processo de construção. A lista final dos convocados será apresentada no dia 26 de maio, no Rio de Janeiro. A partir desse momento, o foco de Ancelotti estará voltado à consolidação de um elenco coeso, mesmo que, conforme reiterado por Cafu, a corrida contra o tempo seja inevitável.