O empate sem gols entre Flamengo e Botafogo, neste domingo (18), no Maracanã, teve poucos lances de emoção em campo, mas do lado de fora das quatro linhas, a atuação da torcida do Fogão chamou a atenção. Isso porque, mesmo em minoria, os botafoguenses fizeram barulho e foram exaltados pelo técnico Renato Paiva na coletiva pós-jogo. A fala do comandante reforçou a conexão entre time e arquibancada em um momento de construção do elenco.
Notícias mais lidas:
Voz ativa no Maracanã
Cerca de 3 mil torcedores alvinegros marcaram presença no Maracanã e não passaram despercebidos.
“Vou começar pelo mais importante. E o mais importante é a presença da nossa torcida num estádio difícil, num estádio mítico, jogando fora, num clássico, e às vezes até com as condições de segurança que estes clássicos têm…”, afirmou Renato Paiva.
“A coragem, o arrojo, a paixão de vir atrás da equipe e de se ouvirem durante 90 minutos, juntamente com a torcida do Flamengo, mas em alguns momentos nós ouvimos só a nossa torcida”, completou.
Além disso, vale destacar que o treinador reconheceu a importância desse apoio constante, mesmo longe do Nilton Santos. Por isso, a atmosfera criada pelos torcedores foi determinante para manter a motivação da equipe durante os 90 minutos.
Combustível emocional para o elenco
Paiva ainda reforçou que a energia da torcida tem efeito direto na preparação e na postura dos jogadores.
“Jogar para eles é fantástico, preparar jogos para eles é fantástico, porque eles também correspondem. E hoje foram, de fato, uma ajuda fantástica em alguns momentos, como são no Nilton Santos”, disse.
“Então, uma palavra para eles, agradecimento a quem aqui esteve e uma palavra de abraço para quem não veio, quem esteve a sofrer em casa”, completou o técnico.
Sendo assim, a sinergia entre arquibancada e campo se mantém como uma das armas do Botafogo. Cabe ressaltar que esse tipo de reconhecimento público fortalece a relação do clube com sua torcida apaixonada.
Próximo jogo do Botafogo
Dessa maneira, o Botafogo soma mais um ponto fora de casa e ocupa a 11ª posição no Brasileirão, com 12 pontos. Agora, o foco da equipe se volta para a Copa do Brasil. O adversário da vez será o Capital, na próxima quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília).