Palmeiras x Ceará: árbitro polêmico é escalado para partida decisiva da Copa do Brasil

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

A expectativa em torno do confronto entre Palmeiras e Ceará, nesta quinta-feira (22), às 19h30 (de Brasília), no Allianz Parque, não se resume apenas ao futebol. A partida, que define uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2025, terá um ingrediente extra: a arbitragem de Anderson Daronco. 

Com o Verdão levando a vantagem do empate após vencer o duelo de ida por 1 a 0, o foco se volta agora também para quem apita. Isso porque o árbitro tem ganhado destaque dentro e fora do país por decisões controversas, inclusive em jogo recente com Lionel Messi.

Retrospecto sólido com o Palmeiras

O histórico de Daronco em jogos do Palmeiras chama atenção. São 45 partidas apitadas: 25 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. Além disso, será a 20ª vez que ele atuará no Allianz Parque. 

Vale destacar que, até aqui, são 13 vitórias alviverdes, três empates e quatro reveses sob sua arbitragem no estádio. Sendo assim, o juiz igualará Raphael Claus como os que mais apitaram partidas no local.

O último compromisso do Verdão com Daronco no apito aconteceu em dezembro de 2024, na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, pelo Brasileirão, no Mineirão. Com isso, há uma relação positiva entre clube e árbitro no recorte recente, o que pode gerar certa confiança. No entanto, o clima de decisão exige atenção redobrada em cada detalhe.

Conflito com Messi ainda repercute

Cabe ressaltar que Daronco virou centro das atenções recentemente após se desentender com Lionel Messi em duelo entre Argentina e Paraguai. 

“Messi caminhou na direção de Daronco com o dedo apontado e reclamando muito do lance”, relatou a transmissão da partida. A ausência de marcação de uma falta irritou o craque e gerou críticas à conduta do árbitro.

Dessa maneira, o confronto entre Palmeiras e Ceará promete tensão dentro e fora de campo.