Cristiano Ronaldo ‘estipula’ prazo para aposentadoria

Cristiano Ronaldo vibra após marcar mais um gol pelo Al Nassr (Foto: Reprodução/Al Nassr)

Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo voltou a chamar atenção fora das quatro linhas ao anunciar que sua idade biológica é de apenas 28,9 anos. A informação foi obtida por meio de exames conduzidos pela empresa Whoop, especializada em monitoramento de dados corporais voltados para saúde e desempenho atlético. A revelação foi feita durante participação no podcast da marca, na qual o atacante atua como embaixador.

“Nem acredito que é tão boa: 28,9. Vou jogar futebol por mais 10 anos”, declarou o jogador português, atualmente defendendo o Al-Nassr, da Arábia Saudita. A análise, de acordo com a empresa, considera variáveis como frequência cardíaca, variabilidade da mesma, recuperação física e qualidade do sono .

Rotina disciplinada e longevidade esportiva

Cristiano é amplamente reconhecido por seu rigoroso comprometimento com o condicionamento físico. Conforme relatado, sua rotina inclui treinos diários, alimentação balanceada e atenção especial ao sono e aos processos de recuperação. Aliás, ele mesmo destacou que hoje dá mais importância a esses aspectos do que quando era mais jovem: “Dou prioridade à recuperação e ao sono muito mais do que antes”.

Essa disciplina, aliada à genética e experiência, certamente contribui para que seu corpo apresente uma idade metabólica 11 anos inferior à cronológica. A longevidade do camisa 7 não ocorre por acaso: são mais de mil jogos disputados profissionalmente e um total de 792 gols anotados ao longo da carreira.

Histórico de conquistas e legado esportivo

O desempenho físico de Cristiano se soma a um currículo repleto de títulos expressivos. Ao longo da carreira, o atacante conquistou cinco Bolas de Ouro e cinco troféus da Champions League, além de ser reconhecido como o maior artilheiro da história do futebol em termos de gols oficiais.

Essa recente descoberta médica apenas reforça o impacto duradouro do jogador na história do esporte. Mesmo em uma fase considerada avançada para a maioria dos atletas, Ronaldo demonstra que o alto nível de competitividade ainda é uma realidade para ele.

Declarações sobre o futuro

Durante o podcast, o craque também refletiu sobre a passagem do tempo na carreira esportiva: “Quando és jovem, pensas que vais viver para sempre, que vais ter força para sempre, pensas que és inquebrável. Quando tens 25, não é o mesmo do que quando tens 30, sobretudo no futebol. Mas ainda me sinto bem”.