Palmeiras x Flamengo: CBF define arbitragem e causa polêmica

Arrascaeta durante jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, no Allianz Parque (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)

A CBF causou polêmica e irritação da torcida rubro-negra ao anunciar o árbitro da partida entre Palmeiras x Flamengo, válida pela décima rodada do Brasileirão. Trata-se de Ramon Abatti Abel, que apesar de ser do quadro da Fifa, é bastante contestado.

A questão dos torcedores do Flamengo com Ramon Abatti Abel é em relação a um lance polêmico que aconteceu justamente num confronto contra o Palmeiras. Em 2023, o clube se sentiu prejudicado e reclama de um pênalti não marcado em Everton Ribeiro após empurrão por trás de Richard Ríos. Apesar de ser chamado ao VAR, o árbitro não concedeu a penalidade máxima.

“Não tem impacto nas costas dele. Tem o contato e não tem impacto. Ele segura a passada e se joga. Impacto é mínimo”, disse Abatti Abel no áudio do VAR. Na época, a comissão de arbitragem da CBF divergiu sobre o lance. O confronto em questão terminou empatado em 1×1.

A partida entre Palmeiras x Flamengo será realizada no Allianz Parque, às 16h (de Brasília). O jogo coloca frente a frente o líder e o vice-líder do Brasileirão. O Verdão está no topo da tabela com quatro pontos a mais que o Fla e pode abrir sete em caso de vitória.

O Flamengo ostenta um grande retrospecto em relação ao Palmeiras nos últimos anos. A última vez que o Verdão derrotou o rubro-negro em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro foi em 2017. Entretanto, o empate tem predominado nos confrontos recentes. São quatro empates e uma vitória do Fla nos últimos cinco jogos.

Depois de um início de temporada conturbado, o Palmeiras se encontrou no Brasileirão e na Libertadores. O time comandado por Abel Ferreira já se classificou com antecedência no torneio. O Fla, por sua vez, vive momento de instabilidade e vem de empate sem gols na última rodada em clássico contra o Botafogo.