Valladolid emite nota oficial sobre Ronaldo

Ronaldo Fenômeno durante premiação da FIFA (Foto: Reprodução)

Ronaldo Nazário oficializou, nesta sexta-feira (23), a venda de sua participação majoritária no Valladolid. O ex-atacante da seleção brasileira assinou um acordo com um grupo de investimentos norte-americano, respaldado por um fundo europeu, encerrando assim uma gestão que teve início em 2018.

A negociação foi concluída às vésperas do último jogo da equipe na temporada 2024/25, que será contra o Leganés, já com o clube matematicamente rebaixado para a segunda divisão espanhola. A equipe ocupa a última colocação em LaLiga, com apenas 16 pontos conquistados após 37 rodadas, somando quatro vitórias e uma campanha marcada por protestos dos torcedores.

A relação entre Ronaldo e a torcida se deteriorou principalmente no último ano. Manifestações nas arquibancadas se intensificaram, expressando o descontentamento com os resultados esportivos. Afinal, este foi o terceiro rebaixamento do Valladolid desde que o ex-jogador assumiu o controle acionário do clube. O time caiu em 2020/21, subiu e caiu novamente em 2022/23, e repetiu o ciclo na temporada atual.

Conforme divulgado pelo jornal “Marca”, a venda foi concretizada por 50 milhões de euros. O novo grupo proprietário é o Ignite, que possui investidores de países como México, Estados Unidos e Espanha. A liderança do projeto ficará sob responsabilidade de Gabriel Solares, ex-presidente do Querétaro.

Em nota oficial, o Valladolid comunicou que a transação ainda depende da autorização do Conselho Superior do Desporto, conforme regulamentação vigente. “Mais detalhes sobre o novo projeto que marcará essa nova fase serão divulgados nos próximos dias”, informou o clube, que agradeceu o apoio da imprensa e dos envolvidos durante o processo.

Atualmente, o Valladolid inicia uma nova etapa fora da elite do futebol espanhol, enquanto Ronaldo encerra um capítulo controverso como dirigente. Embora tenha buscado profissionalizar a gestão, os resultados em campo limitaram seu legado. A saída ocorre em um momento de pressão e reformulação interna no clube.

Veja nota completa do Valladolid


“O presidente do Conselho de Administração e acionista majoritário do Real Valladolid Club de Fútbol, ​​Ronaldo Luis Nazário de Lima, anuncia a assinatura de um acordo para a transferência da participação majoritária do Clube a um grupo de investimentos norte-americano com apoio financeiro de um fundo europeu.

Esta operação está sujeita à autorização administrativa do Conselho Superior do Desporto, de acordo com a regulamentação em vigor.

Mais detalhes sobre o novo projeto que marcará essa nova fase serão divulgados nos próximos dias.

Agradecemos aos fãs, à mídia e a todos os envolvidos pela compreensão e apoio durante todo esse processo”.