A declaração de Gabriel Brazão após a vitória do Santos

Gabriel Brazão com a camisa do Santos em 2024 (Foto: Reprodução/Santos)

Quem acompanha o Santos de perto, sabe que a temporada tem sido de altos e baixos. Mas no último domingo (25), um nome em especial se destacou e reacendeu a esperança da torcida: Gabriel Brazão. 

O goleiro foi o grande herói da vitória por 1 a 0 sobre o Vitória, no Barradão, pela décima rodada do Brasileirão. Com defesas seguras e liderança em campo, o camisa 1 vibrou com o resultado e apontou o confronto como um ponto de virada na campanha santista.

Discurso confiante após noite inspirada

Em entrevista pós-jogo, Brazão não escondeu a emoção ao falar sobre o resultado e exaltou o grupo:
“Hoje foi uma virada de chave. Tenho certeza. Grupo está muito unido. Vamos sair dessa juntos. Momentos adversos no campeonato, mas temos certeza que essa é a primeira vitória fora de casa. A gente vai continuar nesse empenho e vai dar tudo certo. Com certeza é a virada. Estávamos devendo nos últimos jogos e temos um grupo muito guerreiro, muito forte e para a virada de chave contamos com o apoio do torcedor. Sair o mais rápido possível da zona de rebaixamento”, disse o jogador.

Além disso, o goleiro reafirmou o comprometimento do elenco com a recuperação no campeonato. Isso porque a vitória foi apenas a segunda do Santos na Série A e a primeira longe da Vila Belmiro. Sendo assim, a atuação segura de Brazão simbolizou esse novo momento.

Interesse europeu cresce e futuro preocupa

Vale destacar que, com a boa fase, Brazão passou a atrair os olhares de grandes clubes do exterior. Chelsea (Inglaterra), Porto (Portugal), Galatasaray (Turquia) e outros times italianos já fizeram sondagens. Por isso, o Santos teme perder seu destaque e já se movimenta nos bastidores. 

Uma reunião com João Paulo, ainda se recuperando de lesão, está marcada para discutir o planejamento da posição.

Da base do Cruzeiro à titularidade no Santos

Natural de Uberlândia, Brazão tem 24 anos e foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro. Mesmo sem atuar profissionalmente pelo clube mineiro, chamou atenção do futebol europeu e foi comprado pelo Parma, da Itália, em 2019. 

Passou por clubes como Spal, Inter de Milão, Ternana, Albacete e Oviedo, além de ser presença constante nas Seleções de base e ter uma convocação para a principal, em 2018.

Responsabilidade assumida e números sólidos

Brazão chegou ao Santos no ano passado, mas só teve sequência após a grave lesão de João Paulo, em maio. Estreou na derrota para o América-MG, mas desde então se firmou. 

Cabe ressaltar que ele só ficou fora de uma partida, contra o Ituano, por suspensão. Mesmo suspenso, concentrou com o elenco e assistiu ao jogo da arquibancada, o que mostra seu envolvimento com o grupo.

Com isso, o goleiro já soma 57 jogos com a camisa santista, sendo 26 só nesta temporada. Dessa maneira, se tornou uma peça fundamental para a equipe e peça-chave para a reabilitação do Santos no Brasileirão. Desse jeito, o Peixe começa a encontrar o equilíbrio que tanto buscava.