Vídeo: CBF divulga áudio do VAR de pênalti para o Palmeiras contra o Flamengo

Flamengo x Palmeiras pelo Brasileirão (Fotos: Adriano Fontes/Flamengo)

Mesmo com a vitória expressiva por 2 a 0 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, o Flamengo viu a atuação da arbitragem ofuscar parte do brilho do resultado. Isso porque, durante o confronto da décima rodada do Brasileirão, um pênalti duvidoso marcado para o time paulista gerou revolta nos bastidores e nos atletas rubro-negros. 

A polêmica tomou novas proporções nesta segunda-feira (26), quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da conversa entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a equipe do VAR, revelando divergências claras sobre a marcação.

Vale destacar que o lance ocorreu após toque de mão do lateral Varela. Segundo a análise da cabine do VAR, o desvio aconteceu fora da área, o que anularia qualquer possibilidade de penalidade. Com isso, o árbitro de vídeo recomendou a revisão do lance, mas, mesmo assim, Ramon Abatti optou por manter a marcação original.

Áudio do VAR

No áudio liberado pela CBF, os árbitros de vídeo apontam que o pé de Varela está sobre a linha e que sua mão toca a bola fora da área. Ainda assim, Abatti Abel afirma:

“O jogador está dentro. Tem uma paralaxe aqui, mas o pé dele está dentro. Então, o corpo está na linha, é dentro.”

Sendo assim, o pênalti foi confirmado, contrariando a sugestão dos profissionais do VAR. Dessa maneira, a decisão irritou os flamenguistas e levantou questionamentos sobre a condução do jogo pela arbitragem.

Árbitro gerou outros protestos durante a partida

Além disso, Ramon Abatti Abel foi alvo de críticas por não expulsar Gustavo Gómez, que já tinha amarelo e cometeu falta dura em Luiz Araújo. Por isso, o zagueiro do Palmeiras permaneceu em campo. 

Também gerou revolta a joelhada de Weverton em Léo Ortiz, dentro da área, ignorada pela arbitragem.

Cabe ressaltar que, apesar dos episódios polêmicos, o Flamengo foi superior. Arrascaeta, de pênalti, abriu o placar e Ayrton Lucas fechou o triunfo. Portanto, o time carioca volta ao Rio com três pontos, mas com um alerta aceso em relação à arbitragem nos grandes jogos.