O Palmeiras foi superado pelo Flamengo por 2 a 0, no domingo (25), em duelo válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. A derrota acentuou debates sobre o desempenho de jovens atletas da equipe, sobretudo Estêvão, que teve atuação considerada abaixo das expectativas.
Notícias mais lidas:
O atacante, apontado como uma das principais promessas do clube, foi duramente criticado pelo comentarista Felippe Facincani, que questionou sua postura diante de adversários de alto nível.
Crítica direta ao comportamento do jogador
Durante participação em programa esportivo, Facincani não poupou palavras ao cobrar maturidade de Estêvão em jogos decisivos. “E aí, Sr. Estêvão? Todo mundo sabe como você dribla. Agora, você não vai pegar toda hora zaga aberta como a do Ceará”, afirmou.
O comentarista ressaltou que, em breve, o jogador terá pela frente defensores de experiência internacional: “Você vai pegar o lateral de Copa do Mundo. Você vai pegar o lateral de 15 anos em Europa”.
Facincani ainda ironizou a possibilidade de Estêvão sentir a pressão diante de estrelas internacionais: “Você vai ficar com medinho dos jogadores do Porto? Vai ficar com medinho do Messi? Ah, o Messi tá em campo. Eu vou pedir um autógrafo pra ele?”.
@corte95oj NO UM CONTRA UM HOJE NINGUÉM SE DEU BEM! #polemica #estevao #palmeiras #fyp #brasileirao #futebolbrasileiro #futebol #video #tik_tok ♬ som original – @Corte95⚽️
Questionamentos sobre falta de protagonismo
A cobrança de Facincani foi além da atuação em campo. Segundo ele, o jovem não pode “se esconder” quando o jogo apresenta um grau maior de dificuldade.
“Você está indo lá pra Europa. Você vai pegar caras muito melhores com o Alexsandro. Hoje. E aí, você vai fazer o quê? Você vai ficar com medinho, vai pro banco de reservas?”, provocou.
Aliás, Facincani alertou para o fato de que o jogador ainda pertence ao elenco palmeirense e terá pela frente adversários do porte do Inter Miami e clubes europeus, como o Al Ahly. “Cuidado, hein?”, enfatizou, em tom de alerta sobre o comportamento que espera ver do atleta.
Piquerez também entra na mira
A atuação coletiva da equipe também foi criticada, principalmente o desempenho de Joaquín Piquerez. O lateral desperdiçou uma cobrança de pênalti no primeiro tempo, quando o confronto ainda estava empatado.
Facincani destacou que, em partidas desse porte, o atleta precisa demonstrar força e autoridade: “Você tem que fechar o olho e dar um canudo no meio do gol, bater como gente grande. Tem que mostrar que é o dono da casa”.
Segundo ele, o erro comprometeu o ímpeto do time, que até então mostrava superioridade. “Se você abre um a zero, jogando com fibra, com raça, com hombridade, com raiva — às vezes falta raiva num jogo desse — você já mostra pro adversário o seu ímpeto”, analisou.
O comentarista também questionou o estilo adotado por Piquerez na batida, alegando que normalmente o jogador opta por chutes fortes e altos, e não colocados.
Reflexos da derrota e momento do clube
Apesar do revés, o Palmeiras permaneceu na liderança do Brasileirão, com 22 pontos, um à frente do Flamengo. Entretanto, o desempenho instável, principalmente em decisões, voltou a preocupar. A equipe tem aproveitamento de apenas 50% em pênaltis na temporada e venceu apenas duas das últimas dez disputas por penalidades sob o comando de Abel Ferreira.
Além disso, a partida contra o Rubro-Negro marcou o penúltimo jogo de Estêvão no Allianz Parque antes de sua transferência ao Chelsea. A despedida ocorrerá na quarta-feira (29), contra o Sporting Cristal, pela Libertadores. O clube, inclusive, lançou promoção de ingressos para garantir boa presença de torcedores na arena.