Enquanto vive a expectativa de uma noite decisiva pela Libertadores, o Botafogo se destaca também por uma marca relevante no cenário nacional. O clube lidera o ranking de utilização de jovens no Brasileirão Betano 2025 e mostra que a base não é apenas suporte, mas parte fundamental do projeto alvinegro.
Notícias mais lidas:
Essa aposta ganha ainda mais valor no momento em que o time se prepara para enfrentar a Universidad de Chile nesta terça-feira (27), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, valendo vaga nas oitavas de final da competição continental.
Vitória é obrigação no Nilton Santos
Na terceira colocação do Grupo A, com nove pontos, o Glorioso precisa vencer os chilenos para avançar. Por isso, o confronto tem caráter de decisão. Caso apenas empate, o clube dependerá de uma derrota do Estudiantes, que tem a mesma pontuação, contra o Carabobo, fora de casa.
Sendo assim, não há espaço para erro, o Botafogo entra em campo com a obrigação dos três pontos.
Do outro lado, a Universidad de Chile joga com a vantagem do empate. A equipe lidera o grupo com 10 pontos e pode se classificar até mesmo com um tropeço, desde que o Estudiantes também não vença.
Jovens ganham espaço e mostram resultado
Cabe ressaltar que o Botafogo lidera o ranking de utilização de jogadores sub-23 no Brasileirão, segundo levantamento da Footure com a Wyscout. Com isso, sete atletas do elenco já superaram os 90 minutos jogados na competição, destaque para Jair, com mais de 500 minutos, e Cuiabano, que também vem sendo presença constante.
Dessa maneira, o clube mostra que investir na juventude pode ser uma estratégia eficiente tanto técnica quanto financeiramente. Vale destacar que o Glorioso aparece à frente de rivais como Flamengo, Fluminense e Vasco, que figuram entre os últimos colocados da lista.
Reta final antes do Mundial
Após o jogo desta terça-feira, o Botafogo ainda terá dois compromissos importantes antes do embarque para o Mundial de Clubes da FIFA. No domingo (1º), encara o Santos na Vila Belmiro, e na quarta-feira (4), recebe o Ceará no Nilton Santos.