Veja o que está em jogo para os brasileiros na última rodada da Libertadores

Taça da Libertadores. (Foto: Divulgação)

Com atuações sólidas até aqui, dois representantes nacionais já asseguraram vaga nas oitavas de final. O São Paulo lidera o Grupo D com 11 pontos e recebe o Talleres nesta terça-feira (27), às 19h, no Morumbis. Um empate basta para garantir a liderança da chave. Aliás, além do Tricolor, apenas seu rival, o Palmeiras, também vive situação tranquila.

O São Paulo, porém, ainda pode ser superado pelo Libertad, segundo colocado com oito pontos. Para isso, basta os paraguaios vencerem o Alianza Lima e torcerem por um revés brasileiro no Morumbis. Isso, evidentemente, desde que consiga reduzir os quatro gols de saldo.

Enquanto isso, o Palmeiras chega à última rodada como a equipe de melhor campanha no torneio. Com 15 pontos conquistados, enfrenta o Sporting Cristal na quarta-feira (28 de maio), às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque.

O time paulista busca manter os 100% de aproveitamento na competição. Os peruanos, por sua vez, ainda têm chances remotas de classificação, mas dependem de uma combinação complexa de resultados no confronto entre Bolívar e Cerro Porteño.

Flamengo precisa confirmar a vaga no Maracanã

O rubro-negro carioca ocupa a segunda colocação no Grupo C, com oito pontos, e enfrenta o Deportivo Táchira, que ainda não somou nenhum ponto, nesta quarta-feira (28), às 21h30, no Maracanã. Uma vitória simples garante a equipe de Tite nas oitavas.

Embora empate em pontos com a LDU, o Flamengo leva vantagem no saldo de gols (2 a 1). Em caso de derrota, a classificação dependerá de uma improvável derrota da equipe equatoriana diante do Central Córdoba.

Botafogo em duelo direto no Nilton Santos

A equipe alvinegra ainda busca seu lugar entre os 16 melhores. Com nove pontos no Grupo A, está empatada com o Estudiantes, mas atrás nos critérios de desempate. Enfrenta a Universidad de Chile nesta terça-feira (27), às 21h30, no Rio de Janeiro.

Uma vitória é suficiente para a classificação, enquanto os chilenos lideram com 10 e jogam por um empate. O Estudiantes, que recebe o já eliminado Carabobo, também avança com um simples triunfo.

Fortaleza enfrenta missão delicada na Argentina

Com oito pontos, o Fortaleza é o segundo colocado no Grupo E e terá pela frente o líder Racing, que já garantiu vaga e soma 10 pontos. O duelo acontece na quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), em Avellaneda.

O clube cearense precisa da vitória para ultrapassar os argentinos e ficar com a liderança da chave. Em caso de empate, ainda poderá avançar, mas dependerá de que o Atlético Bucaramanga não vença o Colo-Colo e não reverta sete gols no saldo.

Confronto brasileiro no Grupo F define classificado

Internacional e Bahia protagonizam o único embate direto entre brasileiros nesta rodada final. Os gaúchos ocupam a segunda colocação com oito pontos, enquanto os baianos têm sete. O confronto será no Beira-Rio, na quarta-feira (28), às 19h. O Inter precisa apenas do empate para seguir na competição. Já a equipe de Rogério Ceni depende exclusivamente da vitória fora de casa.

Além disso, o Atlético Nacional, que lidera com nove pontos, enfrenta o eliminado Nacional-URU e pode assegurar o primeiro lugar. Em caso de tropeço dos colombianos, o clube de Eduardo Coudet pode terminar na liderança. Já o Bahia, se vencer e o Atlético Nacional empatar ou perder, pode assumir a ponta da tabela, mas precisará descontar uma diferença de três gols de saldo.