Paulinho, do Palmeiras, pode passar por nova cirurgia após o Mundial

Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

A recuperação de Paulinho continua sendo motivo de atenção no Palmeiras. Contratado no início de 2025, o atacante ainda enfrenta limitações físicas importantes, o que tem exigido acompanhamento constante do Núcleo de Saúde e Performance do clube. Revelado pelo Vasco e com passagem de destaque pelo Atlético-MG, o jogador passou por uma cirurgia na tíbia da perna direita antes mesmo de chegar ao atual clube.

Desde sua estreia em abril, Paulinho vem atuando sob um planejamento específico de treinos e jogos. A comissão técnica monitora de forma rigorosa sua carga física, na tentativa de evitar reincidência da lesão. Ainda que tenha entrado em campo 11 vezes, com um gol marcado e duas assistências, o desempenho do camisa 10 está longe do esperado, principalmente em função das limitações impostas pela recuperação.

Paulinho pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Conforme apurado, a expectativa inicial era de que o jogador estivesse totalmente apto para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. No entanto, o cenário atual ainda exige cuidados. Assim sendo, o Palmeiras já traçou um plano pós-torneio que inclui um processo intensivo de tratamento. Embora não esteja decidido, uma nova cirurgia é considerada uma possibilidade em caso de persistência dos sintomas.

“Existe a chance de uma nova intervenção cirúrgica, mas isso será avaliado com calma depois do Mundial”, informou uma fonte ligada ao departamento médico do clube. O procedimento, caso confirmado, manteria Paulinho longe dos gramados durante boa parte do segundo semestre, a fim de garantir uma recuperação sólida para os próximos anos de contrato.

Aliás, o investimento feito pelo Palmeiras reforça o interesse em preservar a condição física do atleta. O clube desembolsou R$ 115 milhões para contar com o jogador, além de envolver Gabriel Menino e Patrick na negociação com o Atlético-MG. O vínculo com o Verdão vai até dezembro de 2029, o que demonstra um compromisso de longo prazo.

Por enquanto, Paulinho segue focado no processo de adaptação e nas partidas da Copa do Mundo de Clubes. O Verdão terá três confrontos nos Estados Unidos: diante de Porto, Al Ahly e Inter Miami, entre os dias 15 e 23 de junho (horário de Brasília). A atuação do atacante, mesmo com restrições, continua sendo acompanhada de perto pela comissão técnica.