O Flamengo pode contar com um reforço importante para a estreia no Mundial de Clubes. O atacante Gonzalo Plata se aproxima da fase final de recuperação de um edema ósseo no joelho direito e já retomou as atividades no campo do Ninho do Urubu. Embora ainda treine de forma individual, a evolução física do equatoriano tem sido considerada satisfatória.
Notícias mais lidas:
Nos dois últimos dias, Plata participou de sessões com bola sem relatar dores ou desconfortos, o que representa um avanço significativo no processo de reabilitação. Na segunda-feira (09) e na terça-feira (10), o jogador seguiu o mesmo cronograma e respondeu bem às cargas de trabalho estipuladas pela equipe médica do clube.

O Departamento Médico do Flamengo segue acompanhando de perto o progresso do atleta. A liberação para a integração com o elenco principal dependerá de uma avaliação criteriosa da fisioterapia. Conforme o andamento do tratamento, há a possibilidade de que o atacante esteja à disposição da comissão técnica ainda antes da estreia no torneio internacional.
Plata não atua desde o dia 1° de maio, quando voltou a sentir dores no joelho durante a partida contra o Botafogo-PB, válida pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Desde então, o jogador foi mantido sob supervisão constante no CT do Flamengo, com foco em sua plena recuperação.
Aliás, o atacante chegou a ser incluído na lista de convocados da seleção do Equador para a atual Data FIFA. Contudo, após diálogo entre os profissionais do Flamengo e os responsáveis médicos da seleção equatoriana, decidiu-se por sua desconvocação, visando dar sequência ao tratamento no Rio de Janeiro.
Atualmente, o elenco rubro-negro se prepara para embarcar aos Estados Unidos nesta quarta-feira (11), onde disputará o Mundial de Clubes. O primeiro compromisso do Flamengo será diante do Espérance, da Tunísia, no domingo (16), às 22h (horário de Brasília), na cidade da Filadélfia.
A presença de Plata no duelo dependerá da evolução nos treinos ao longo dos próximos dias. Caso não surjam intercorrências, o jogador poderá ser uma das opções de Filipe Luís para compor o ataque rubro-negro no início da caminhada internacional da equipe.