John Textor, do Botafogo, surpreende e comemora vitória do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes

John Textor, dono da SAF do Botafogo — Foto: Reprodução

A semana no Mundial de Clubes tem sido de fortes emoções para os torcedores brasileiros, mas, surpreendentemente, também para John Textor. O dono da SAF do Botafogo não apenas comemorou efusivamente a vitória do seu clube sobre o PSG, como também elogiou a atuação do Flamengo diante do Chelsea, em declarações que chamaram atenção.

Na última sexta-feira (20 de junho), após o triunfo do Flamengo sobre o Chelsea por 3 a 1, Textor declarou publicamente seu entusiasmo com o desempenho rubro-negro. “Sei que não gostamos de ver o Flamengo vencer, mas gosto de ver o Flamengo vencer contra o Chelsea”, afirmou. Para o empresário, ver clubes brasileiros derrotando equipes europeias representa um marco para o futebol nacional: “Temos os melhores jogadores do mundo, agora eles sabem que também temos os melhores clubes”, completou.

Pulgar contra o Chelsea no Mundial (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Pulgar contra o Chelsea no Mundial (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

As declarações foram dadas durante um evento na “Casa Botafogo”, em Venice Beach, Los Angeles. Aliás, Textor não se limitou aos elogios ao rival. Um dia antes, na quinta-feira (19 de junho), após a vitória do Botafogo sobre o PSG por 1 a 0, ele protagonizou cenas inusitadas. Invadiu a entrevista de Renato Paiva, treinador da equipe, beijou-o no rosto e ainda engraxou a chuteira de Igor Jesus, autor do gol.

Na zona mista, o norte-americano fez questão de destacar o espírito da equipe alvinegra diante do então campeão europeu. “Foi sobrevivência. Talvez a gente tenha tido mais coração. Eles ganharam a Champions League, mas isso significou mais para nós”, disse. E arrematou com uma frase de efeito: “Hoje jogamos como um time inglês. Fomos europeus essa noite”.

Enquanto o Botafogo garantiu vaga nas oitavas com 100% de aproveitamento no Grupo B, o Flamengo também confirmou sua liderança no Grupo D. A equipe carioca entra em campo nesta terça-feira (24 de junho), às 22h (horário de Brasília), contra o Los Angeles FC, em Orlando, apenas para cumprir tabela.

O adversário do Botafogo na próxima fase já está definido. O clube carioca enfrentará o Palmeiras, que ficou em segundo lugar no seu grupo. O duelo pelas oitavas de final está marcado para sábado (28 de junho), às 13h (horário de Brasília), na Filadélfia. O jogo será transmitido ao vivo pela CazéTV.

Enquanto isso, o jovem atacante Estevão, do Palmeiras, revelou estar emocionalmente dividido. Vendido ao Chelsea desde junho de 2024, ele admitiu que tem sido difícil manter o foco no torneio. “Quanto mais perto vai chegando, a ansiedade vai batendo”, disse o jogador, que se comprometeu a seguir dando o máximo antes de sua despedida.