Atacante multicampeão pelo Flamengo pode virar ‘parça’ de Neymar no Santos

Flamengo Campeão Libertadores 2019 - FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

O Santos segue ativo no mercado da bola a fim de reforçar seu setor ofensivo. Após as saídas recentes de Gabriel Veron e Soteldo, o clube da Vila Belmiro considera a contratação de Vitinho, atacante de 31 anos que está livre desde o fim de seu vínculo com o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita. A negociação é conduzida por Alexandre Mattos, diretor de futebol do Peixe, que já realizou uma sondagem inicial e avalia apresentar uma proposta oficial.

A movimentação ocorre em meio ao planejamento para o restante da temporada. Afinal, a equipe comandada por Cleber Xavier ainda luta na parte inferior da tabela do Brasileirão e ocupa atualmente a 15ª colocação com 11 pontos. A diretoria alvinegra, apesar de ter obtido certa tranquilidade com a renovação contratual de Neymar e a chegada de Willian Arão, busca outras alternativas para fortalecer o elenco.

Vitinho em jogo do Flamengo contra o Juventude no Mané Garrincha (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Conforme apurado, o nome de Vitinho agrada internamente. O atacante é considerado um “upgrade” técnico para o elenco, mas enfrenta um entrave importante: o alto salário. Na Arábia Saudita, o jogador recebia mais de R$ 1 milhão por mês, valor considerado fora da realidade financeira do Santos neste momento. Ainda assim, Mattos acredita na possibilidade de avanço nas conversas.

Revelado pelas categorias de base do Botafogo em 2011, Vitinho teve passagens marcantes por grandes clubes do futebol brasileiro, como Internacional e Flamengo. Pelo Rubro-Negro carioca, atuou entre 2018 e 2022, período em que conquistou 11 títulos, incluindo duas edições da Libertadores da América, em 2019 e 2022, além de dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil.

No futebol saudita, o atacante disputou 64 partidas com a camisa do Al-Ettifaq, marcando 13 gols e fornecendo 10 assistências. Aliás, ele também teve uma curta passagem pelo Al-Shabab, do mesmo país. Antes disso, Vitinho acumulou duas passagens pelo CSKA Moscou, da Rússia, onde anotou 18 gols e nove assistências em 84 jogos.

Enquanto isso, o Santos volta a campo apenas na terça-feira (16 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), quando enfrentará o Flamengo na Vila Belmiro, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, a diretoria trabalha nos bastidores a fim de que novos reforços estejam disponíveis para o restante da competição.