Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Europa

Léo Ortiz treinando com o grupo no CT Ninho do Urubu - Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Léo Ortiz treinando com o grupo no CT Ninho do Urubu - Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Titular absoluto da defesa rubro-negra, Léo Ortiz vem se destacando na temporada com atuações regulares e participação direta na sólida campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O zagueiro esteve em campo em 11 das 12 partidas disputadas pela equipe na competição e ajudou a consolidar o sistema defensivo menos vazado até aqui, com apenas quatro gols sofridos.

Na temporada, Ortiz soma 31 jogos, três gols e uma assistência. Com ele em campo, o time sofreu 15 gols — média de um a cada 186 minutos. Já nas dez partidas em que esteve ausente, o Flamengo sofreu oito gols, média mais alta de um gol a cada 112 minutos.

Além do bom desempenho técnico, Ortiz tem se firmado como uma das lideranças do grupo. No clube desde 2024, ganhou a confiança da comissão técnica e do elenco. Filipe Luís utiliza o defensor como peça central no revezamento defensivo que inclui ainda Léo Pereira e Danilo, outro jogador com passagens pela seleção brasileira.

Essa sequência consistente dentro e fora de campo despertou o interesse de clubes europeus, especialmente da Itália. Juventus e Roma sondaram o jogador, buscando informações sobre sua situação contratual e possibilidades de negociação.

Apesar das investidas, a diretoria do Flamengo já decidiu: não há intenção de liberar Léo Ortiz na janela atual. A decisão considera não apenas a importância do jogador no elenco, mas também a limitação de opções para a zaga. O clube conta, além do trio principal, apenas com os jovens João Victor e Cleiton — este último com contrato até o fim do ano.

Internamente, a diretoria até avalia a contratação de um novo zagueiro, mas não trata o tema como prioridade. Segundo os dirigentes, Filipe Luís já enfrenta “dor de cabeça” positiva para definir os titulares entre Léo Pereira, Ortiz e Danilo. Ainda assim, o clube segue atento ao mercado por nomes que atuem pelo lado esquerdo da defesa, onde só Léo Pereira e Cleiton são canhotos.

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (16), às 20 horas (horário de Brasília), para enfrentar o Santos na Vila Belmiro, em jogo válido pela 14ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro lidera a competição com a mesma pontuação do Cruzeiro, mas com um jogo a mais.