Após cinco partidas sem derrotas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo foi superado pelo Santos na noite de quarta-feira (16 de julho), na Vila Belmiro. O revés por 1 a 0, válido pela 14ª rodada da competição, teve como protagonista Neymar, que marcou aos 40 minutos do segundo tempo e interrompeu a sequência positiva da equipe carioca.
Notícias mais lidas:
Após o apito final, o zagueiro Léo Pereira, que entrou ainda na etapa inicial, avaliou o desempenho do time e apontou falhas determinantes no resultado.
“Eu acho que a gente teve controle em boa parte do jogo, isso é verdade. Acho que faltou o último passe. Criamos pouco. Um time que está liderando o campeonato e sempre marca gols… acho que a gente criou pouco pra concluir. A gente sabia que eles iam jogar por uma bola. Eles tiveram isso no fim do jogo, por descuido nosso, e não pode acontecer em um time que quer ser campeão brasileiro.”
Ainda sobre o lance decisivo protagonizado por Neymar, Léo Pereira reconheceu os méritos do atacante santista, mas lamentou a liberdade dada pelo setor defensivo.
“É o Neymar, né? Sempre tem que ter marcação diferenciada em cima dele. A gente fez o nosso jogo, sem pensar no Neymar. A gente sabia que ele podia definir, mas, como falei, foi um descuido nosso. Um cara como ele não pode ter tanta liberdade. Na hora que erramos, estávamos muito abertos. Ele teve sorte, mérito dele de fazer o gol, e a gente tem que pensar no clássico.”
Ao longo do confronto, o Flamengo controlou a posse de bola — chegando a registrar 72% no primeiro tempo —, mas enfrentou dificuldade para transformar esse domínio em oportunidades claras. As principais tentativas vieram em jogadas de Arrascaeta, Plata e Danilo, porém pararam nas defesas do goleiro Gabriel Brazão. A equipe de Filipe Luís ainda apostou em substituições na tentativa de mudar o panorama, com entradas de Cebolinha, De La Cruz e Léo Pereira, que substituiu Léo Ortiz ainda no primeiro tempo.
O Santos, por sua vez, apostou nos contra-ataques. A estratégia foi recompensada no fim, quando Neymar recebeu na pequena área, superou dois marcadores e bateu firme, sem chances para o goleiro Rossi. O gol sacramentou o placar e acendeu o alerta no Flamengo, que pode perder a liderança da tabela dependendo dos resultados de Bragantino e Cruzeiro.
Atualmente com 27 pontos, o Flamengo tem pela frente o clássico contra o Fluminense, no domingo (20 de julho), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A partida é válida pela 15ª rodada do Brasileirão e será decisiva para a manutenção da equipe no topo da tabela.