Ex-técnico do Flamengo defende Pedro após polêmica com Filipe Luís

Pedro marca e amplia vantagem do Flamengo no Maracanã - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Pedro marca e amplia vantagem do Flamengo no Maracanã - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O primeiro treinador de Pedro no futebol profissional saiu em defesa do atacante rubro-negro após a crise que envolveu o jogador e o técnico Filipe Luís nos últimos dias. Abel Braga, responsável por promover o centroavante ao time principal do Fluminense em 2017, manifestou surpresa com as declarações públicas do comandante flamenguista.

A situação ganhou repercussão após Filipe Luís revelar publicamente que Pedro estava treinando com intensidade inferior ao restante do elenco. O técnico utilizou termos como “lamentável” e “beirou o ridículo” para descrever o comportamento do atleta nos treinos, gerando uma crise que abalou os bastidores do Ninho do Urubu.

Em entrevista à ESPN, Abel Braga fez questão de destacar a dedicação que Pedro sempre demonstrou durante o período em que trabalharam juntos no Fluminense. “O Pedro, quando foi meu atleta, nunca, em momento nenhum treinou mal, e ficou um bom tempo. Ele sempre treinou muito bem. Inclusive, sempre comentamos, fazia trabalho de finalização com o Leomir depois do treino”, afirmou o experiente treinador.

O técnico gaúcho enfatizou que o atacante sempre se mostrou comprometido com os treinamentos, trabalhando diariamente aspectos técnicos específicos. “Você vê que ele não dá chutão para gol, sempre coloca, era trabalhado diariamente. Nunca teve esse problema”, complementou Abel, destacando a qualidade técnica desenvolvida pelo jogador.

Embora tenha demonstrado respeito por Filipe Luís, classificando-o como “um treinador de nível muito alto”, Abel Braga acredita que a polêmica poderia ter sido resolvida internamente. “Para mim, foi um pouco pesado a maneira que foi exposta o problema, poderia ser resguardado melhor”, opinou o treinador.

Abel expressou preocupação com todas as partes envolvidas na situação. “Lamento por todas as partes. Para o Filipe, não foi legal, desabafou, achou que era o momento. E é um cara que admiro enormemente. Para o Pedro, é muito ruim. E para o Flamengo. Então, é uma situação que ninguém ganhou”, destacou.

O veterano treinador refletiu sobre a importância de entender as diferentes personalidades dentro de um elenco. “Todo treinador tem que procurar entender o momento. Tem jogador que você põe na equipe, está feliz, e você tira, fica infeliz… Uns não sentem nada, outros sentem muito. Isso é uma função fundamental do treinador”, analisou.

Após a derrota para o Santos na quarta-feira (16 de julho), Filipe Luís declarou o assunto como “encerrado”. Pedro foi relacionado pelo técnico para o clássico contra o Fluminense, que acontece neste domingo (20 de julho), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

O confronto marca o reencontro do atacante com seu ex-clube, onde iniciou a carreira profissional sob o comando de Abel Braga.