Saiba tudo sobre Saúl Ñíguez, novo reforço do Flamengo

Saúl Ñíguez, jogador espanhol (Foto: Reprodução/Instagram Neymar)

O Flamengo acertou a contratação do espanhol Saúl Ñíguez, de 30 anos, que chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (22 de julho) para assinar contrato de três temporadas com o clube rubro-negro. O meio-campista rescindirá com o Atlético de Madrid, clube em que foi formado, após negociação que envolveu também o fim antecipado de seu empréstimo ao Sevilla.

Na última temporada, pelo time andaluz, Saúl disputou 26 jogos, marcou um gol e deu seis assistências. No entanto, seu desempenho ficou abaixo da expectativa e o vínculo foi encerrado em comum acordo. Antes de fechar com o Flamengo, o jogador chegou a negociar com o Trabzonspor, da Turquia, mas desistiu alegando razões pessoais, incluindo a falta de entusiasmo da família com a mudança para o país.

Natural de Elche, Saúl iniciou nas categorias de base do Real Madrid, mas trocou o clube aos 13 anos. Passou a integrar o Atlético de Madrid, onde estreou entre os profissionais em 2012. Ganhou rodagem com empréstimo ao Rayo Vallecano na temporada 2013/14 e, no retorno, consolidou-se como peça-chave do elenco dirigido por Diego Simeone.

Entre 2015 e 2017, viveu um dos períodos mais intensos da carreira, dentro e fora de campo. Nas oitavas da Champions League de 2015, sofreu uma pancada do zagueiro Papadopoulos, do Bayer Leverkusen, que estourou seu rim esquerdo. “Urinei sangue depois de cada treino e de cada partida. Tive que colocar minha própria saúde em risco para defender estas cores e realizar meu sonho”.

O quadro exigiu cirurgia e o uso de um cateter interno por dois anos. Em crise, chegou a cogitar a remoção do órgão: “Houve um momento em que eu desisti e disse, bom, ‘olha, tira, tira o rim e eu volto’”. O ex-goleiro e auxiliar Mono Burgos e seu pai o convenceram a preservar a saúde. “Graças a isso agora eu tenho os dois rins saudáveis, pelo menos”, afirmou.

Durante esse período, o espanhol foi fundamental no meio-campo colchonero, incluindo a final da Liga dos Campeões de 2016. Em 2021, teve breve passagem pelo Chelsea, onde enfrentou dificuldades de adaptação antes de retornar a Madri.

No Flamengo, reencontrará o ex-companheiro Filipe Luís, com quem atuou por quatro temporadas na Espanha. Ele será o primeiro reforço rubro-negro na janela aberta em 10 de julho.