Arrascaeta manda recado para De La Cruz, do Flamengo, após polêmicas

Arrascaeta e De La Cruz em atividade no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, em pré-temporada de 2024 - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo voltou a enfrentar instabilidade nos bastidores após a divulgação de uma mensagem atribuída ao então chefe do departamento médico, José Luiz Runco, em que o profissional comentava de forma crítica a condição física de Nicolás De La Cruz.

O conteúdo gerou desconforto imediato no elenco, culminando na demissão de Runco e reacendendo o debate sobre a relação entre os jogadores e o setor médico do clube.

A repercussão do caso foi potencializada após o vazamento do texto em um grupo de WhatsApp com dirigentes e conselheiros. Runco classificou a contratação de De La Cruz como inadequada e afirmou que o atleta apresenta “lesão crônica e irreparável no joelho direito”, além de um problema semelhante no esquerdo.

O episódio intensificou um mal-estar antigo entre o elenco e o departamento, e foi duramente criticado por jogadores e comissão técnica.


Arrascaeta se manifesta após vitória e defende colega

Durante entrevista concedida após a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 1, na quarta-feira (23 de julho), Arrascaeta demonstrou insatisfação com a situação extracampo. O meia destacou a dificuldade enfrentada pelo elenco para manter a concentração diante de episódios que afetam diretamente a rotina do grupo:

“Independentemente de quem for, se for o Nico ou outro jogador, a gente tem que estar juntos. É muito difícil estar focado dentro do campo e treinando quando acontecem coisas assim. Tenho seis anos no Flamengo e sempre acontecem muitas coisas. Extracampo tentamos nos fechar para que isso não interfira, mas têm situações pontuais que são difíceis”.

Horas antes da entrevista, o camisa 10 já havia demonstrado apoio a De La Cruz em publicação nas redes sociais, onde escreveu: “Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim”.


Direção toma decisão e tenta conter desgaste interno

A resposta da diretoria rubro-negra veio de forma rápida. A demissão de José Luiz Runco foi anunciada ainda na quarta-feira, encerrando uma passagem marcada por polêmicas desde sua chegada, em janeiro de 2025.

O médico, que retornou ao clube por escolha do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, enfrentava resistência do elenco desde o início do ano, após uma série de mudanças na estrutura do setor.

Entre as medidas que causaram desconforto estão a tentativa de retirar os nutricionistas das viagens e a exclusão do futmesa do CT, ações que foram revertidas após interferência do departamento de futebol. Além disso, Runco comparecia ao Ninho do Urubu apenas duas vezes por semana, exercendo parte de sua função à distância, já que acumulava também a chefia do setor olímpico do clube.


Jogadores relatam perda de confiança no departamento médico

A exposição de De La Cruz acentuou a desconfiança dos atletas com a gestão médica. Nos últimos meses, diversos jogadores procuraram atendimento fora do clube como forma de preservar a forma física e evitar lesões. Gonzalo Plata e Erick Pulgar, por exemplo, recorreram às comissões técnicas de suas seleções nacionais para tratamento de problemas físicos.

O técnico Filipe Luís reconheceu os impactos das situações extracampo, mas reforçou a união do grupo:

“As coisas externas machucam, mas é um grupo fechado, de amigos. Nos cobramos muito olhando no olho e é por isso que estamos blindados a isso. Sempre é ruim esse tipo de coisa, mas eles se blindam. No final das contas, o futebol é dos jogadores. Pode explodir tudo fora, mas são eles que entram em campo e é a imagem deles que está exposta, então sempre querem dar o melhor em campo”.


Léo Ortiz também contesta exposição e cobra respeito

Além de Arrascaeta, o zagueiro Léo Ortiz também comentou a situação envolvendo o meia uruguaio. O defensor lamentou o conteúdo da mensagem de Runco e expressou solidariedade ao companheiro:

“Ficamos tristes pelas palavras que foram usadas. Vamos dar muita força para que ele possa voltar e nos ajudar porque sabemos da importância dele. Nos blindamos muito para que possamos vir para dentro de campo e manter esse nível para ficar lá em cima na competição”.


Flamengo emite nota e tenta preservar rotina do futebol

Por meio de comunicado oficial, o Flamengo esclareceu que nenhum dos cinco médicos do departamento de futebol profissional era responsável pela mensagem divulgada. Segundo o clube, os profissionais seguem com atendimento direto aos atletas e são responsáveis por todas as informações repassadas à imprensa e à torcida.

A nota também ressaltou o compromisso com a saúde dos jogadores, desempenho em alto nível e reforço do elenco com atletas de padrão de seleção.


Situação física de De La Cruz e histórico com o clube

O uruguaio, contratado junto ao River Plate no fim de 2023 por R$ 102,074 milhões, está afastado dos jogos por conta de uma lesão no joelho esquerdo. De acordo com boletim divulgado na terça-feira (22), ele será submetido a um “trabalho especializado” com o intuito de aumentar sua sequência de partidas.

Desde que chegou ao Flamengo, De La Cruz disputou 61 jogos, com 38 vitórias, 14 empates e 9 derrotas. Ele marcou três gols, deu seis assistências e conquistou a Copa do Brasil de 2024, além da Supercopa e do Campeonato Carioca de 2025.