Torcida se revolta e exige punição ao árbitro de Flamengo x Atlético-MG

Torcida do Flamengo no estádio do Maracanã (Foto: Paula Reis)

A arbitragem de Ramon Abatti Abel no confronto entre Flamengo e Atlético-MG, realizado no domingo (27), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou ampla indignação entre os torcedores rubro-negros. Apesar da vitória por 1 a 0 no Maracanã, a atuação do juiz provocou protestos nas redes sociais e críticas à Comissão de Arbitragem da CBF.

A principal polêmica ocorreu aos 35 minutos da etapa inicial, quando Gonzalo Plata foi lançado em velocidade e derrubado por Fausto Vera na entrada da área. O volante atleticano era o último defensor no lance. Inicialmente, Ramon Abatti assinalou apenas a falta e aplicou cartão amarelo. Após recomendação do VAR, o árbitro revisou o lance, mas manteve sua decisão, o que revoltou os jogadores do Flamengo e seus torcedores.

Ramon Abatti Abel, árbitro de futebol (Foto: Cesar Greco)

Com efeito, diversos perfis repercutiram o lance na internet. Um usuário comentou: “É o PRIMEIRO campeonato no mundo que não dá cartão vermelho com o último homem fazendo falta. Bizarrice sem tamanho”. Outro torcedor escreveu: “Ramon Abatti Abel tentou impedir a vitória do Flamengo de todo jeito hoje, mas não conseguiu. Segue o líder”.

Ainda sobre o mesmo tema, outro internauta ironizou a mudança no entendimento da regra: “Antigamente quando a falta era do último homem assim era vermelho”. Em contrapartida, um comentarista esportivo apontou que a falta deveria ter resultado na expulsão não apenas pelo posicionamento de Fausto Vera, mas por ser “uma chance clara e manifesta de gol”.

Enquanto isso, dentro de campo, o Flamengo garantiu os três pontos graças a um gol do zagueiro Léo Ortiz, de cabeça, aos 31 minutos do segundo tempo. O defensor foi eleito o “Craque da Torcida” após a atuação decisiva no setor defensivo e ofensivo da equipe carioca.

Mesmo com o resultado positivo, a irritação da torcida com a arbitragem seguiu após o apito final. Frases como “está na hora da CBF começar a chamar atenção deles” ilustram a insatisfação dos rubro-negros, que exigem maior rigor e consistência nas decisões do quadro de árbitros.

Por fim, a reapresentação do elenco do Flamengo ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), já com foco na preparação para os compromissos da Copa do Brasil. A comissão técnica busca manter o ritmo, mesmo em meio à pressão por mudanças no apito nacional.