Com uma sequência de partidas decisivas pela frente, o Flamengo tem adotado uma estratégia cuidadosa em relação à condição física de seus atletas. Antes do duelo contra o Atlético-MG, marcado para esta quarta-feira (06 de agosto), pela Copa do Brasil, o clube atualizou a situação de jogadores que seguem sob atenção do departamento médico.
Notícias mais lidas:
Entre os casos mais relevantes, está o de De La Cruz. O meio-campista uruguaio iniciou nesta semana trabalhos físicos no campo, após um período de quase dois meses afastado devido a uma inflamação no joelho esquerdo. Ele não atuava sem restrições desde a partida contra o Botafogo, em maio, e teve participações limitadas contra Bayern de Munique, São Paulo e Santos. Agora, está na fase de transição física, com atividades individualizadas.
Confira os relacionados do Mengão para a partida contra o Atlético-MG, pela @CopaDoBrasilCBF! #squad pic.twitter.com/E3rV5NRY8d
— Flamengo (@Flamengo) August 5, 2025
Danilo, por sua vez, sofreu uma lesão de grau 2 na parte posterior da coxa direita no dia 20 de julho. O lateral segue em processo de reabilitação, já iniciando sessões de fisioterapia no gramado. A expectativa é que seu retorno ocorra ainda neste mês, seguindo o cronograma estabelecido pelo departamento médico.
Além desses casos, o clube também monitora Bruno Henrique e Luiz Araújo, que não apresentam lesões, mas passam por controle de carga. Ambos foram poupados de parte das atividades recentes por conta do alto volume de jogos no ano e, caso estejam em boas condições, poderão ser relacionados nos próximos compromissos.
Outros atletas seguem fora por motivos mais complexos. Já Pulgar se recupera de uma cirurgia no pé direito, realizada após o retorno da delegação ao Brasil. O chileno realiza treinamentos na academia e tem previsão de volta apenas para outubro.
Apesar dos desfalques, o ambiente no Ninho do Urubu conta com boas notícias. Michael e Cebolinha, ausentes nas últimas rodadas, retornaram aos treinos com o grupo nesta semana. Há expectativa, embora sem confirmação oficial, de que possam ser utilizados nos duelos contra o Mirassol e o Internacional, pela Libertadores.
Em outro caso que preocupava, Arrascaeta deixou a partida contra o Ceará sentindo dores na coxa. Entretanto, exames não apontaram lesão, o que libera o jogador para seguir normalmente no elenco.
A programação do Flamengo prevê partidas em sequência: Atlético-MG na quarta-feira (06), Mirassol no sábado (09) e o primeiro duelo contra o Internacional pelas oitavas da Libertadores na quarta-feira seguinte (13), sempre às 21h30 (horário de Brasília), o que reforça a necessidade de rodagem e atenção física no grupo.