Flamengo precisará de feito inédito para avançar na Copa do Brasil

Filipe Luís durante jogo entre Flamengo e Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Pentacampeão da Copa do Brasil, o Flamengo nunca conseguiu avançar de fase após perder a partida de ida em casa. A equipe carioca vive essa situação pela sétima vez e, até agora, foi eliminada em todas as outras seis oportunidades.

Os revés anteriores ocorreram nos seguintes anos e confrontos: contra o Santos em 2000, Ceará em 2005 e 2011, Vasco em 2015, São Paulo em 2020 e na final de 2023.

Situação atual do confronto

A decisão das oitavas de final entre Flamengo e Atlético-MG será nesta quarta-feira (06), às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Na ida, disputada no Maracanã, o time mineiro venceu por 1 a 0.

Assim sendo, o Rubro-Negro precisa de uma vitória por dois gols de diferença no tempo regulamentar para garantir a vaga direta nas quartas de final. Caso vença por um gol, com placares como 2 a 1 ou 3 a 2, a definição ocorrerá nos pênaltis.

Desempenho do Atlético-MG

Com a vantagem construída fora de casa, o Atlético-MG necessita apenas de um empate para confirmar a classificação. A partida marca também o 200º jogo da equipe alvinegra na história da Copa do Brasil, o que adiciona peso simbólico ao confronto.

Reforços disponíveis

Para tentar quebrar o tabu, o técnico Filipe Luís contará com o retorno de Arrascaeta. O uruguaio, preservado na ida por controle de carga, realizou exames na segunda-feira (04 de agosto) e foi liberado após não ser constatada nenhuma lesão.

O meia é o principal artilheiro e líder de assistências do Flamengo na temporada e deve começar a partida entre os titulares.

Além dele, os recém-contratados Saúl Ñíguez, Emerson Royal e Samuel Lino, que vêm sendo utilizados nas últimas partidas, também estão cotados para iniciar jogando. O trio foi incorporado ao elenco durante a janela de transferências do meio do ano e representa uma tentativa de fortalecer o elenco para a sequência da temporada.

Retrospecto dos confrontos anteriores

O Flamengo foi derrotado em casa nos seguintes duelos da Copa do Brasil e acabou eliminado em todos:

  • 2000 (quartas de final): 0x4 no Maracanã e 2×4 na Vila Belmiro (Santos);
  • 2005 (oitavas): 0x2 em Campo Grande e 1×1 no Castelão (Ceará);
  • 2011 (quartas): 1×2 no Engenhão e 2×2 no Presidente Vargas (Ceará);
  • 2015 (oitavas): 0x1 e 1×1, ambos no Maracanã (Vasco);
  • 2020 (quartas): 1×2 no Maracanã e 0x3 no Morumbi (São Paulo);
  • 2023 (final): 0x1 no Maracanã e 1×1 no Morumbi (São Paulo).

Expectativa e pressão

Apesar da tradição no torneio, o Flamengo chega ao duelo pressionado pela necessidade de quebrar um jejum histórico. A classificação representaria não apenas um alívio no planejamento esportivo da temporada, mas também uma resposta aos recentes tropeços.

A missão, entretanto, exige superação diante de um adversário que vive bom momento e que atua diante da própria torcida.