Savarino rejeitou clube da Europa para permanecer no Botafogo

Savarino em ação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Revelado pelas categorias de base do futebol venezuelano, Savarino chegou ao Botafogo como uma das principais apostas do clube para a temporada. Em março deste ano, os direitos econômicos do meia-atacante foram repassados ao Lyon por 7,6 milhões de euros (aproximadamente R$ 48 milhões), em uma movimentação estratégica da SAF alvinegra, que já vislumbrava uma possível negociação futura com o futebol europeu.

A negociação previa a transferência de Savarino para o Lyon na janela de transferências do meio do ano. Entretanto, mesmo com o caminho livre para atuar na França, o jogador optou por permanecer no Botafogo. A decisão foi tomada em conjunto com sua família, após o prazo estipulado para a mudança se encerrar no dia 15 de julho.

“Desde o começo do ano eu tive a proposta para sair, mas decidi ficar no Botafogo. Depois, em março, recebi a proposta de renovação com a oportunidade de ir para o Lyon no meio do ano. Então, desde o dia 15 de julho, eu tinha que tomar a decisão de ir para o Lyon e eu decidi ficar no Botafogo. Foi uma decisão junto com a minha família, e agora estou aqui no Botafogo, estou feliz e que seja o que Deus quiser, isso é o mais importante”.

A permanência de Savarino ocorre em meio a um distanciamento entre os dois clubes envolvidos na operação. O Lyon, à época da negociação, ainda estava sob o comando de John Textor, mesmo empresário responsável pela SAF do Botafogo. Contudo, atualmente as relações entre as diretorias já não seguem na mesma sintonia, o que também influenciou na não concretização da transferência.

Aliás, o momento de definição coincidiu com um desempenho de destaque do venezuelano em campo. Na vitória contra o Red Bull Bragantino por 1 a 0, fora de casa, na quarta-feira (06 de agosto), Savarino marcou o gol que garantiu o Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil. A classificação confirmou o bom momento da equipe, que já havia vencido o jogo de ida no Rio de Janeiro.

Após a partida, o camisa 10 do Glorioso comentou sobre sua evolução recente, após um período de recuperação física e técnica. “Essas coisas você tem que ter muita paciência. Eu sou um jogador que sempre gostou de ajudar o Botafogo com gols, com assistência. Venho fazendo desde o ano passado, desde o começo do ano também venho fazendo. E bom, o mais importante foi que tive muita paciência e hoje, em um jogo muito importante, fiz um gol para ajudar na classificação do Botafogo”.

Com a vaga garantida nas quartas, o Botafogo aguarda o sorteio que definirá o próximo adversário na Copa do Brasil. Enquanto isso, a equipe comandada por Davide Ancelotti volta a campo no sábado (09 de agosto), às 19 horas (horário de Brasília), quando enfrentará o Fortaleza fora de casa, em duelo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.