Flamengo atualiza situação de Emerson Royal

Emerson Royal Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo tem mais uma preocupação em meio ao calendário apertado da temporada. Emerson Royal, recém-contratado para reforçar o setor direito da defesa, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante o duelo contra o Internacional, válido pela ida das oitavas de final da Libertadores, na quarta-feira (13 de agosto), no Maracanã.

A lesão aconteceu ainda nos minutos iniciais da partida. Após tentativa de jogada pela lateral, o camisa 2 caiu no gramado com dores visíveis. Apesar de ter sido atendido rapidamente e voltado ao campo, o incômodo persistiu. A comissão técnica, então, optou por retirá-lo no intervalo, dando lugar a Varela, que assumiu a posição e contribuiu para a vitória por 1 a 0.

O jogo marcou a primeira participação de Emerson na Libertadores com a camisa rubro-negra. Antes disso, ele havia atuado em compromissos do Brasileirão e na Copa do Brasil. Sua chegada ao clube se deu no fim de julho, logo após a saída de Wesley para o futebol italiano. Visto como peça importante na recomposição defensiva, Emerson vinha sendo escalado com frequência pelo técnico Filipe Luís.

Agora, o lateral será submetido a exames médicos que indicarão o nível da entorse e o tempo necessário para recuperação. A depender do resultado, ele pode desfalcar o elenco não apenas na volta contra o Internacional, na quarta-feira (20 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília), mas também no encontro entre os dois times pelo Brasileirão, no domingo (17 de agosto), também em Porto Alegre.

A condição física de Emerson já havia sido motivo de atenção. Durante sua passagem pelo Milan, o jogador lidou com uma lesão na panturrilha direita que o afastou por um longo período. Embora tenha se apresentado ao Flamengo com boa condição clínica, as recorrências recentes levantam dúvidas quanto à sua adaptação à exigente sequência do futebol brasileiro.

O departamento médico do clube trabalha para definir os próximos passos no tratamento do atleta. Varela, que foi acionado durante o intervalo da partida, surge como principal alternativa para ocupar a lateral-direita neste momento. Outros nomes do elenco, como Wesley, também podem ser considerados, a depender do planejamento da comissão técnica.

O investimento feito na contratação de Emerson — cerca de 9 milhões de euros — e a expectativa em torno de seu desempenho fizeram com que torcedores se manifestassem nas redes sociais. “Foi uma pena o que aconteceu, ele estava bem no jogo”, escreveu um deles. Outro comentou: “Esperamos que seja algo leve, porque ele chegou para somar muito”.