Filipe Luís responde críticas após vitória do Flamengo contra o Internacional

Filipe Luís como técnico do Flamengo em 2024 (Foto: Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF)

O Flamengo superou o Internacional por 1 a 0 no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, realizado no Maracanã, mas a vitória não passou sem questionamentos. Parte da torcida demonstrou insatisfação com a queda de rendimento da equipe no segundo tempo, mesmo após um primeiro tempo dominante. 

Filipe Luís, técnico do Rubro-Negro, rebateu as críticas e enfatizou que o futebol brasileiro é altamente competitivo.

Vale destacar que o treinador comentou: “O Campeonato Brasileiro é o campeonato mais competitivo do mundo. O problema é a expectativa que se gera em função do adversário que pisa no Maracanã, todo mundo acha que vai ser goleada. E não é fácil. Vimos o Santos vencer o Cruzeiro, o próprio Mirassol empatou com o Palmeiras fora, o Ceará… Não tem jogo fácil no Brasil”.

Entendendo a oscilação entre os tempos

Segundo Filipe Luís, a queda de intensidade na segunda etapa é natural e envolve fatores externos ao controle do time. Além disso, ele explicou que ajustes táticos realizados pelo adversário durante o intervalo tornam a partida mais imprevisível, exigindo respostas rápidas do elenco.

“Difícil diagnosticar a falta de equilíbrio entre os tempos. São vários fatores. É muito difícil para um treinador quando você faz um primeiro tempo quase perfeito, com poucos erros e poucos ajustes a fazer em cima do que aconteceu, e sabendo que o outro treinador vai mudar. Só que eu não sei o que ele vai fazer, qual sistema, trocas, o que vai acontecer”, afirmou.

Portanto, Filipe Luís reforça que os jogadores precisam se adaptar em campo, e isso leva tempo:

“Uma das coisas é isso. O técnico adversário muda no segundo e, até encontrar o equilíbrio, passam minutos. E no fim das contas, o placar a favor faz com que o time se feche um pouco”, completou.

Domínio comprovado pelos números

Com isso, mesmo com a queda de intensidade, o Flamengo terminou o jogo com estatísticas superiores. De acordo com o site SofaScore, o Rubro-Negro teve 66% de posse de bola contra 34% do Internacional, além de 10 finalizações, o dobro do adversário.

Cabe ressaltar que a vitória confirma o bom momento do Flamengo sob o comando de Filipe Luís, sendo assim um resultado estratégico para a sequência da Libertadores e do Brasileirão. Isso porque o time mantém a vantagem necessária para avançar na competição continental e fortalecer sua posição no cenário nacional.