Com vantagem na tabela e motivado pelo resultado histórico da rodada anterior, o Flamengo se prepara para receber o Grêmio no Maracanã neste domingo (31), às 16h (horário de Brasília), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra lidera a competição com 46 pontos, quatro a mais que o Palmeiras, que tem um jogo a menos. Após o confronto, o Brasileirão será interrompido por 13 dias devido à Data Fifa.
Notícias mais lidas:
Aliás, a preparação do time carioca teve uma semana livre, já que o clube está fora da Copa do Brasil desde as oitavas de final, quando foi eliminado pelo Atlético-MG. Esse período foi aproveitado por Filipe Luís para ajustar a equipe que goleou o Vitória por 8 a 0.
Para a partida, o treinador terá pelo menos uma alteração confirmada na escalação. Com Alex Sandro entregue ao departamento médico, Ayrton Lucas deve reassumir a titularidade na lateral esquerda. No meio-campo, a situação de Jorginho ainda é incerta. O volante sentiu um desconforto muscular e está realizando atividades individualizadas no Ninho do Urubu. Sua presença ainda é incerta.
Caso o camisa 21 não seja liberado, Allan e Evertton Araújo disputam a vaga, enquanto De la Cruz aparece como uma alternativa menos provável. Pulgar, por sua vez, continua sem condições de jogo e segue fora dos planos para esta rodada.
Do lado gremista, o ambiente é mais contido. Embora o time gaúcho tenha vencido o Atlético-MG fora de casa, o empate sem gols contra o Ceará, na última rodada, deixou o clube próximo da zona de rebaixamento. Eliminado ainda na terceira fase da Copa do Brasil pelo CSA, o Grêmio também teve a semana livre para se preparar para o duelo no Rio de Janeiro.
Entretanto, Mano Menezes terá desfalques importantes. O meio-campista Alex Santana está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o zagueiro Balbuena sofreu uma fratura na fíbula e precisou passar por cirurgia. Ele está fora do restante da temporada.
A provável escalação do Flamengo conta com: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan (ou Jorginho), Saúl e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro.
Já o Grêmio deve ir a campo com: Volpi; Marcos Rocha, Kannemann, Wagner Leonardo e Marlon; Cuellar e Dodi; Edenilson, Alyson e Cristian Oliveira; Braithwaite.