Do reforço promissor na base ao impacto das arquibancadas, o noticiário rubro‑negro reuniu um pacote de destaques: o Flamengo oficializou Marcelo Portela no sub‑15 em acordo raro com o Botafogo, empatou com o Grêmio em noite de amplo domínio e polêmica de arbitragem, e ainda cravou recorde de público e renda no Brasileirão — tudo isso mantendo a liderança.
Notícias mais lidas:
Domínio sem vitória e bronca com a arbitragem no 1 a 1 com o Grêmio
Em noite de controle total no Maracanã, o Flamengo ficou no 1 a 1 com o Grêmio pela 22ª rodada. A equipe de Filipe Luís teve mais de 65% de posse, superou 20 finalizações e somou 13 escanteios, mas esbarrou na compactação tricolor e em Tiago Volpi, decisivo em defesas sobre Pedro e em cabeceio de Léo Pereira. O gol rubro‑negro saiu em batida de fora da área de Arrascaeta, após construção com Pedro.
A resposta gremista veio no fim: em transição, a bola tocou na mão de Ayrton Lucas e o árbitro Paulo César Zanovelli marcou pênalti; Volpi converteu e definiu o empate. A arbitragem virou tema central no pós‑jogo, especialmente pelo amarelo em Léo Ortiz — que o suspende — e pelo que o clube considerou excesso de faltas marcadas contra quem atacou mais.
“Adversários jogam com as armas que têm, a estupidez é da arbitragem. Tivemos mais de 70% de posse de bola, e o árbitro conseguiu dar mais faltas nossas do que do adversário. A matemática é impossível. Um time que tem mais volume ofensivo não faz mais faltas, isso é um padrão comprometido. Isso prejudica mais do que a forma dos adversários, é legítimo como todos jogam”.
“Não é pelo pênalti, o pênalti foi bem assinalado. Mas são faltas, picotar o jogo, e até dar cartões para nossos jogadores em lances que nem falta são. A arbitragem não foi o fator principal para não vencermos, o goleiro deles fez boas defesas… mas preocupa (a arbitragem) porque trava a nossa parte ofensiva, tira a fluência do jogo. Não é a primeira vez que acontece e não parece ser por acaso”
Maracanã lotado, renda recorde e liderança preservada
O empate com o Grêmio veio embalado por um Maracanã efervescente: 69.447 presentes (64.495 pagantes) e renda de R$ 4.995.950, a maior do Brasileirão até agora. O número supera o Fla‑Flu da decisão do Carioca — 69.393 presentes — e consolida a força rubro‑negra como mandante em 2025.
A supremacia nas arquibancadas se reflete na temporada: em 26 jogos em casa, a média é de 47.026 pagantes, com o clube dominando o ranking das maiores bilheterias do calendário nacional. A simbiose entre time e torcida tem sido pilar do desempenho competitivo no estádio.
Em campo, o roteiro sustentou o clima de decisão. Logo aos 5 minutos, Varela dividiu com Volpi em lance interpretado como normal pela arbitragem. O Flamengo acumulou chances — de lançamento milimétrico de Saúl a finalizações de Pedro — e obrigou o goleiro gremista a intervenções espetaculares. No segundo tempo, Arrascaeta abriu, De La Cruz quase ampliou em falta, e as mexidas de Filipe Luís mantiveram a pressão, apesar do amarelo que suspende Léo Ortiz.
A igualdade deixa o líder com 47 pontos em 21 jogos, à frente de um Cruzeiro com 44 e partida a mais, enquanto o Palmeiras ainda poderia reduzir a margem. Com pausa para a Data Fifa, o Flamengo volta a campo em 14 de setembro, contra o Juventude no Alfredo Jaconi — cenário tradicionalmente hostil —, levando consigo a confiança de um Maracanã que, jogo após jogo, reafirma seu peso no futebol brasileiro.
Flamengo fecha com Marcelo Portela e aposta em talento da base
O Flamengo confirmou a contratação de Marcelo Portela para o sub‑15, meia que ganhou fama após um drible viral em Vini Jr em partida de futsal, concluído com gol. O negócio, alinhavado com o Botafogo, prevê divisão de direitos econômicos — movimento incomum entre rivais — e reforça a estratégia rubro‑negra de garimpar e lapidar jovens de 1×1 forte e tomada de decisão rápida.
A chegada do meia é vista no Ninho como oportunidade de potencializar um perfil técnico que o departamento de base tem valorizado.
🚨E o Flamengo que contratou o moleque que humilhou o Vinicius Jr.?
— FlaBase (@Flabase_) August 31, 2025
Marcelo Portela – meia, a mais nova contratação da base Rubro-Negra. pic.twitter.com/fUWfa6V41I
Do outro lado do Atlântico, Vini respondeu em campo no fim de semana: gol, 60 ações com a bola, 38/44 passes (86%), dois passes-chave e nota 8,2 no Sofascore na virada do Real Madrid sobre o Mallorca. Ainda assim, o diário Marca voltou a questionar seu momento pós‑Bola de Ouro e contrapôs sua atuação à “onipresente, brilhante e ousada” de Mbappé no 1 a 0 sobre o Osasuna, lembrando também a substituição do camisa 7 por Gonzalo García.