Atlético-MG avança na contratação de ex-Flamengo

CT Ninho do Urubu (Foto: Divulgação Flamengo)

O Atlético-MG atravessa dias decisivos em sua temporada. Depois de perder para o Cruzeiro por 2 a 0 na Arena MRV, na quarta-feira (27 de agosto), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, o clube anunciou a saída de Cuca dois dias depois, na sexta-feira (29). Desde então, iniciou a busca por um novo comandante para o time.

No primeiro compromisso sem o treinador, o auxiliar Lucas Gonçalves assumiu de forma interina. A equipe, porém, acabou derrotada pelo Vitória por 1 a 0, no domingo (31), no Barradão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado ampliou a crise, derrubando o Galo para a 14ª posição, com 24 pontos em 20 jogos disputados.

A diretoria atleticana chegou a negociar com Martín Anselmi, mas o argentino recusou o convite. Sem acordo, o clube voltou suas atenções a Jorge Sampaoli, também argentino. As conversas começaram na terça-feira (02 de setembro) e avançaram rapidamente, a ponto de o Atlético já preparar o anúncio oficial, de acordo com informações da Rádio Itatiaia.

Sampaoli está sem clube desde janeiro de 2025, quando foi demitido do Rennes, da França. Em 2023, havia vivido uma passagem conturbada pelo Flamengo. Ele foi desligado do clube carioca em setembro daquele ano, após a perda da Copa do Brasil e uma série de resultados ruins. “Foi bem rápida, bem tranquila. Um advogado e mais uma outra pessoa. Foi bem rápida até pelo assunto. Vamos lá, vida que segue, vamos fazer o que temos que fazer”, relatou Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, ao comentar a saída do treinador.

Jorge Sampaoli durante o jogo entre Flamengo e Internacional pela segunda rodada do Brasileirão de 2023 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

No comando do Rubro-Negro, Sampaoli ficou pouco mais de cinco meses, acumulando 39 jogos, com 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Nesse período, a equipe foi eliminada nas oitavas de final da Libertadores e se distanciou da briga pelo título do Brasileirão.

Agora, o argentino de 65 anos está próximo de retornar a Belo Horizonte para sua segunda passagem pelo Atlético. Na primeira, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, ele disputou 45 partidas, com 26 vitórias, oito empates e dez derrotas. Conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e levou o time ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, antes de aceitar proposta do Olympique de Marselha, da França.

O próximo compromisso do Galo será justamente a partida de volta contra o Cruzeiro, marcada para quinta-feira (11 de setembro), às 19h30 (horário de Brasília), no Mineirão. O clássico definirá uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, em cenário que aumenta ainda mais a pressão sobre a diretoria para oficializar o novo treinador.