Eduardo Paes é sincero ao falar sobre estádio do Flamengo

Estádio do Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)

O Flamengo mantém o projeto de erguer um estádio próprio na área do Gasômetro, no Rio. A atual diretoria revisou o plano que previa inauguração em 2029, após exigir estudos aprofundados e atenção ao desempenho esportivo. Enquanto isso, o clube segue no Maracanã, cuja concessão foi renovada no ano passado até 2044, em parceria com o Fluminense.

Na sexta-feira (29 de agosto), Flamengo e Prefeitura assinaram um termo de compromisso no Palácio da Cidade. O documento garante a permanência do clube no terreno do Gasômetro e prorroga os prazos do projeto, diante da complexidade das análises técnicas em andamento. A nova data não foi definida. Participaram Eduardo Paes, o vice Eduardo Cavaliere, os deputados Pedro Paulo e Guilherme Schleder, além do presidente Luiz Eduardo Baptista.

Além disso, o clube reafirmou a posse do terreno, com o pagamento encaminhado à Caixa Econômica Federal. Em abril de 2025, o Flamengo contratou três empresas para aprofundar os estudos. A Arena Events + Venues coordena o projeto básico. A Aecom avalia a contaminação do solo. A Soloteste reúne dados geotécnicos, e a JDS realiza análises topográficas. Prazos e custos de descontaminação não foram divulgados.

Em entrevista à “Flamengo TV”, o prefeito Eduardo Paes elogiou a gestão rubro-negra e descreveu a decisão de manter a aquisição do terreno. Segundo ele, o clube tem conduzido o processo com responsabilidade e foco em preservar sua competitividade. Aliás, a fala ocorreu ao comentar o acordo e os próximos passos do projeto.

“O Flamengo tem tido muito sucesso no futebol pela sua capacidade de gestão. Seguidas administrações gerindo bem os recursos do clube, tendo responsabilidade. O que o presidente Bap fez foi: ‘Vamos manter a aquisição do terreno’, então passa a ser propriedade do Flamengo”

Depois, o prefeito ressaltou que a modelagem financeira deverá considerar prazos e investimentos para não afetar o time. Vascaíno, ele lançou uma provocação bem-humorada ao relacionar o projeto ao desempenho em campo. O comentário ocorreu no mesmo trecho da entrevista, ao falar sobre competitividade e finanças.

“Aí, é uma questão de modelagem que o presidente Bap e a direção do clube vão fazer para ver com que prazo, sem comprometer as finanças do clube, o desempenho esportivo… Não resisto à brincadeira, eu adoraria que comprometesse o desempenho esportivo para o Vascão ganhar”

Por fim, o termo ajustou o cronograma do estádio e assegurou a permanência do Flamengo no Gasômetro, enquanto prosseguem os estudos técnicos. A previsão de 2029 ficou superada, e uma nova data não foi definida. O clube segue responsável pelo Maracanã com o Fluminense até 2044.