Cria do Ninho é vendido e Flamengo vai lucrar caminhão de dinheiro

Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (10 de setembro), o nome de Lázaro voltou ao noticiário do mercado. O atacante pertence ao Almería desde 2022, e o clube disputa a segunda divisão do Campeonato Espanhol. Já o Al-Najma, da Arábia Saudita, conquistou o acesso recente à primeira divisão local ao terminar a segunda divisão na vice-liderança da temporada anterior.

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Lázaro estreou como profissional em 2020 e o clube o negociou em 2022 por 7 milhões de euros. O Rubro-Negro manteve 30% dos direitos econômicos do jogador. Além disso, em 2024 ele retornou ao Brasil por empréstimo ao Palmeiras, contratado para atuar aberto pelas pontas, e deixou o clube no fim da temporada.

O Almería aceitou uma oferta de 5 milhões de euros do Al-Najma pelo atacante. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, os Rojiblancos terão direito a 15% de uma futura venda.

Lázaro em goleada do Flamengo sobre o Athletico-PR pelo Brasileirão (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Em 2022, os clubes pactuaram que o Almería poderia comprar mais 5% dos direitos por 750 mil euros caso Lázaro atuasse como titular em 25 partidas, o que não ocorreu. Por sua vez, com a venda ao Al-Najma, o Flamengo lucra 1,5 milhão de euros (aproximadamente R$ 9,5 milhões). O clube também receberá uma quantia pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.

O Al-Najma contratou recentemente o zagueiro Samir, formado no Flamengo. Já a equipe espanhola permanece na segunda divisão nacional nesta temporada.

Com a camisa do Flamengo, Lázaro acumulou conquistas importantes. Entre os principais títulos estão a Copa Libertadores da América de 2022, a Copa do Brasil de 2022, o Campeonato Brasileiro de 2020 e o Campeonato Carioca de 2021. Além disso, ele coleciona convocações para seleções brasileiras de base.

Lázaro também integrou a geração campeã da Copa do Mundo Sub-17 de 2019 com a Seleção. No cenário de clubes, ele voltou ao Brasil em 2024 para atuar no Palmeiras por empréstimo.