O Flamengo atravessa uma pausa na maratona de jogos por causa da Data FIFA. A equipe aproveitou os últimos dias para recuperar os jogadores e intensificar os treinos, com foco no condicionamento de quem não foi convocado por seleções. Nesse período, o planejamento contemplou trabalhos físicos e técnicos em sequência, com atenção especial ao ritmo de treino dos jogadores disponíveis no Ninho do Urubu.
Notícias mais lidas:
Entre eles está De La Cruz, tradicionalmente chamado pela seleção uruguaia, mas ausente nesta Data FIFA. A folga no calendário permitiu dedicação integral aos treinos físico e técnico. O meio-campista cumpriu todo o cronograma estipulado pela comissão técnica do Flamengo e, com isso, ficou ainda mais apto para ficar à disposição de Filipe Luís.
Nesse contexto, o uruguaio intensificou atividades e tem chance de ganhar espaço imediato no time. Afinal, Jorginho é dúvida para o próximo jogo, pois ainda se recupera de incômodo no músculo posterior da coxa esquerda. Assim, como ocorreu diante do Grêmio, De La Cruz pode formar dupla de volantes com Saúl Ñíguez contra o Juventude.
A temporada atual foi de altos e baixos para o camisa 18. Em maio, pelo Brasileirão, ele sofreu lesão no joelho esquerdo em jogo contra o Botafogo, e ficou fora por um período. Antes do Mundial, o clube montou uma “força-tarefa” e levou o atleta aos Estados Unidos. Ele não atuou na fase de grupos, mas jogou alguns minutos nas oitavas contra o Bayern de Munique (ALE). Apesar disso, quase não foi utilizado por questões físicas.
Enquanto prepara o elenco, o Flamengo encara um adversário com histórico recente movimentado. Os últimos três confrontos com o Juventude somam 15 gols. Os resultados foram: Flamengo 6 a 0 Juventude (Brasileirão 2025), Flamengo 4 a 2 Juventude (Brasileirão 2024) e Juventude 2 a 1 Flamengo (Brasileirão 2024). Ou seja, a média é de cinco tentos por partida entre as equipes.
Além disso, o Flamengo leva vantagem no retrospecto recente. Nas últimas dez partidas entre os clubes, o time soma cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Entretanto, o encontro atual vale pontos importantes na 23ª rodada do Brasileirão e acontece no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no domingo (14), às 16 horas (horário de Brasília). Jogando fora de seus domínios, o Fla tem problemas e precisa quebrar um tabu de 28 anos.