Oficial! Flamengo confirma contratação de novo goleiro

Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo vive semana de atenção às categorias de base, com resultados expressivos na quarta-feira (10). O sub-16 venceu o Audax Rio por 3 a 1 no CT das Vargens, enquanto os times sub-17 e sub-15 golearam o Friburguense por 6 a 0 e 7 a 0, respectivamente, pela Copa Rio, confirmando 100% de aproveitamento no dia.

Esse contexto coincide com a disputa do Paulista Sub-14, que adota cobranças de pênaltis ao fim dos jogos, valendo ponto extra. E foi aí que Bahia ganhou holofotes ao defender várias dessas batidas pelo Inter de Limeira. O destaque foi tamanho que chamou atenção do Mais Querido.

O Flamengo foi atrás e acertou a contratação do goleiro Fillype Gomes, conhecido como Bahia, que atuava no sub-14 da Inter de Limeira. A informação foi divulgada pela Prime Sports, empresa que gerencia as categorias de base da Inter do sub-11 ao sub-20.

No comunicado que oficializou o acerto, a Prime Sports, responsável pela base da Inter de Limeira, resumiu a transição do jovem goleiro em uma frase curta. A publicação também desejou sucesso a Bahia na nova etapa, evidenciando a passagem do atleta das categorias de base paulistas para a estrutura do Ninho do Urubu.

“De Limeira para o Ninho”, dizia um trecho.

Carreira de Bahia

A trajetória recente de Bahia vem sendo comparada à de Hugo Souza, revelado pelo Ninho do Urubu. O ex-destaque da base do Flamengo chegou aos profissionais, teve passagem por Portugal e hoje defende o Corinthians. Além disso, ele já foi convocado para a Seleção Brasileira sob o comando de Carlo Ancelotti.

A chegada de Bahia ocorre em meio a uma reformulação profunda nas categorias de base do Flamengo desde a nova presidência. A equipe sub-20, por exemplo, passou por reestruturação ampla, com mudanças na comissão técnica e no elenco.

O objetivo é otimizar o nível dos jogadores, evitar desperdícios e ampliar a arrecadação e a captação de talentos.

A reformulação também incluiu saídas. Entre os goleiros, Caio Barone foi para o Celta de Vigo, e Lucão seguiu ao Vitória de Guimarães. Na defesa, Felipe Vieira acertou com o Athletic-MG, enquanto Guilherme Brito foi para o São Paulo.

No meio, saíram Luis Aucélio (Vitória), Kauan Menegatti (Athletico-PR), Rayan Lucas (Sporting) e Lorran (Pisa). No ataque, partiram Felipe Lima (Alverca), Matheus Gonçalves (Al Ahli) e Shola (Dínamo de Kiev).