Flamengo x Juventude: veja a escalação escolhida por Filipe Luís

Filipe Luís pelo Flamengo (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)

Após uma pausa devido à Data Fifa, o Flamengo volta a campo pelo Brasileirão contra o Juventude, em Caxias do Sul, no domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de Brasília). O clube lidera a competição com 47 pontos e divide atenções com a Libertadores. Além disso, há um tabu histórico para resolver: o Rubro-Negro não vence o Juventude em Caxias do Sul desde 1997.

Antes do jogo, a equipe ainda realiza um treino na manhã de sábado no Ninho do Urubu e embarca em seguida para o Sul. A atividade definirá a situação de cada atleta. Afinal, na próxima quinta-feira (18) haverá duelo pela Libertadores, no Maracanã, contra o Estudiantes, fator que pesa nas avaliações do departamento de futebol.

Na defesa, há uma mudança certa. Léo Ortiz está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Danilo entra em seu lugar para formar dupla de zaga com Léo Pereira, enquanto o restante do setor defensivo mantém a base recente.

No setor médico, Jorginho e Varela seguem em tratamento. O volante sente dor no músculo posterior da coxa esquerda, foi poupado no jogo anterior contra o Grêmio, e embora tenha voltado a treinar com o grupo, ainda tem resquícios do problema. Já Varela retornou da seleção uruguaia com pubalgia e é dúvida.

Por outro lado, os convocados Arrascaeta, Viña, Carrascal e Samuel Lino treinaram e ficam à disposição do treinador. O quarteto não está 100% fisicamente será reavaliado para ajuste de minutagem, que pode ser limitada.

Outro nome em observação é Gonzalo Plata, reapresentou-se na sexta-feira e não foi a campo, trabalhando na academia com o departamento médico. Ele deve ser poupado com foco no confronto contra o Estudiantes. Bruno Henrique segue suspenso pelo STJD e aguarda resposta sobre o pedido do efeito suspensivo.

Alex Sandro avançou na recuperação da lesão na panturrilha esquerda e iniciou trabalhos no campo, ainda acompanhado pela fisioterapia.

A provável escalação do Flamengo tem, portanto: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz, Saúl e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino (Cebolinha) e Pedro.