Eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil em 2025, o Botafogo voltou as atenções ao que ainda lhe resta: o Campeonato Brasileiro. O Glorioso se despediu do torneio para o Vasco, nos pênaltis, após novo empate em 1 a 1 no Nilton Santos. Agora, o Alvinegro mira no rival Flamengo em busca do Brasileirão.
Notícias mais lidas:
Após a partida, John Textor atendeu a imprensa na zona mista e admitiu falhas nos principais objetivos do clube para o ano. Entretanto, o empresário classificou como “possível” a diferença para o líder Flamengo e reiterou que a temporada ainda oferece margem de reação no Brasileirão.
O Rubro-Negro lidera com 47 pontos e um jogo a menos em relação aos demais – bem como o Botafogo. Já o Glorioso figura na quinta colocação, com 35 pontos, e atrás de Cruzeiro, Palmeiras e Bahia.
“Esperávamos vencer a Libertadores e não vencemos. Esperávamos vencer a Copa do Brasil e não vencemos. Podem esperar que vamos lutar até o final e vamos tentar vencer o Brasileirão. Podem dizer que o Flamengo é inalcançável, mas eles têm que jogar aqui. Construímos uma casa uma parede de cada vez. São vários jogos. Há muita temporada pela frente”, disse Textor.
Temporada do Botafogo
Em outro momento, Textor reforçou a avaliação sobre os fracassos de 2025, mas voltou a pontuar que o campeonato está em aberto. Ele ainda deu destaque aos investimentos realizados internamente e a necessidade de consistência jogo a jogo.
“Nós falhamos em vencer a Libertadores, em vencer a Copa do Brasil. Sim, falhamos. O trabalho não é fácil, colocamos muitos recursos, jogadores de qualidade, mas falhamos nos grandes objetivos que tínhamos. O Brasileirão ainda não acabou. É uma diferença possível. O Flamengo tem que jogar aqui, temos chances. Vamos lutar”, completou.
O que fica da eliminação?
No balanço pós-queda, o executivo agradeceu o apoio nas arquibancadas e comentou as dificuldades inerentes ao planejamento esportivo. Aliás, ele ressaltou que o clube investiu pesado em reforços nesta temporada para competir em alto nível.
O dirigente fez questão de reconhecer a frustração da torcida com o resultado, sem deixar de defender a qualidade do elenco comandado por Davide Ancelotti.
“Atmosfera incrível, casa cheia. Mereciam um resultado melhor. Jogos de Copa, você não sabe se o time que espera vai ganhar. Nós falhamos em vencer a Libertadores e a Copa do Brasil. As pessoas querem falar sobre planejamento, esse trabalho não é fácil. Nós investimos muito nesse time, trouxemos muitos jogadores de qualidade”.
A luta pelo Brasileirão
John levou o discurso de “jogo a jogo” por toda entrevista, sempre reiterando sua confiança na retomada. Vale destacar que Cruzeiro e Palmeiras, vice-líder e terceiro colocado, somam 44 e 43 pontos, respectivamente.
O Botafogo retorna aos gramados no domingo (14) para encarar o São Paulo, às 17h30, no Morumbis, pela 23ª rodada da competição. Já o líder Flamengo encara o Juventude também fora de casa, no Alfredo Jaconi, no mesmo dia. O Rubro-Negro, aliás, não vence lá desde 1997.
“Flamengo está 10 pontos acima de nós no Campeonato Brasileiro. Podemos chegar. Nós vamos tentar. É jogo a jogo”, completou Textor.