A declaração do técnico do Estudiantes antes de enfrentar o Flamengo pela Libertadores

Flamengo no Maracanã (Foto: Adriano Fontes/CRF)

Flamengo e Estudiantes entram em campo nesta quinta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. A partida será realizada no Maracanã, onde o Rubro-Negro busca aproveitar o apoio de sua torcida para construir uma vantagem, enquanto a equipe argentina pretende surpreender fora de casa e levar a decisão em boas condições para o duelo de volta.

O Estudiantes liderou o Grupo A com 12 pontos. Já o Flamengo avançou em segundo no Grupo C, com 11, atrás da LDU-EQU. Nas oitavas, o time argentino venceu o Cerro Porteño por 1 a 0, no Paraguai, e empatou sem gols na Argentina. Como visitante, soma três vitórias e uma derrota, para o Botafogo. No domingo (14), Eduardo Domínguez projetou o duelo em coletiva e detalhou a preparação.

“Não vai ser fácil, mas eu sinto que o time vai estar preparado. Estamos nos preparando para essa fase, sabemos as dificuldades que vamos ter e as que o rival vai ter. Quem melhor colocar a ideia em prática será quem terá a vantagem”.

Entretanto, o técnico destacou o fator Maracanã e disse que pretende levar o rival ao desconforto. Ele citou o retrospecto fora de casa para sustentar a ideia.

“Sabemos a história que esse estádio tem e é bom enfrentar isso, mas somos 11 contra 11. Nós entendemos como temos que jogar fora de casa porque já fizemos isso nesta Copa Libertadores. É entender o funcionamento do rival e para onde queremos levá-lo: para o desconforto. Temos que ser fortes, não apenas fisicamente, mas também mentalmente”.

Aliás, Domínguez pediu uma atuação fiel à identidade do Estudiantes no jogo do Maracanã. O treinador valorizou o caminho percorrido até aqui e cobrou exigência interna.

“Vamos buscar ser nós mesmos e representar da melhor forma nossa instituição, porque sabemos que poucos chegam a esses lugares. É preciso valorizar o que está sendo conquistado, exigir de nós mesmos, buscar avançar de fase”.

A volta será na quinta seguinte, dia 25, no Estadio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires. Quem avançar enfrenta o vencedor entre Racing e Vélez Sarsfield.