José Boto ironiza rivais do Flamengo

José Boto em coletiva pelo Flamengo (Gilvan de Souza /CRF)

As discussões sobre a implementação do fair play financeiro no futebol brasileiro voltaram a ganhar força nesta terça-feira (16). Em entrevista ao UOL, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, cobrou da CBF a efetivação de regras para disciplinar as contas dos clubes.

Segundo o dirigente, a ausência de mecanismos punitivos cria desequilíbrios no mercado. Além disso, ele citou que exemplos internacionais mostram caminhos possíveis para coibir inadimplências.

“As pessoas falam muito de fair play financeiro, mas as pessoas não sabem o que é isso. Fair play financeiro é algo que todos nós devíamos fazer na nossa casa, que é não gastarmos mais dinheiro do que temos. E o que se passa é que os clubes acabam fazendo uma competição desleal porque gastam dinheiro que não têm e não pagam as dívidas que têm”, disse o dirigente.

Boto também reclamou de dívidas antigas envolvendo negociações com o Flamengo e pediu ação da entidade que comanda o futebol nacional. “Porque nós temos nomes conhecidos que não pagaram os jogadores que já compraram há quase dois anos. E isso a CBF tem que fazer algo”.

O dirigente citou medidas aplicadas pela Fifa a clubes europeus e defendeu tratamento similar no país para evitar “concorrência desleal”.

“Por exemplo: quando são clubes europeus que nos devem dinheiro, no caso do Leixões ou no caso do Estrela Amadora, a Fifa já os acionou, eles não podem inscrever ninguém enquanto não nos pagarem. E isso tem de ser feito aqui, porque senão é uma concorrência desleal”, pontuou.

Paralelamente ao debate, o Flamengo mantém ação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF contra o Internacional. O clube gaúcho contratou Thiago Maia em 2024, por 4 milhões de euros, em dez parcelas, e o Rubro-Negro afirma que ainda não recebeu.

Afinal, o fair play financeiro reúne regras para impedir que clubes gastem acima das receitas e acumulem dívidas. O Flamengo se coloca como defensor da adoção do modelo no Brasil.

Enquanto isso, o time carioca se prepara para enfrentar o Estudiantes nesta quinta-feira (18 de setembro). A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores.