Relembre como foi a última vitória do Flamengo contra o Estudiantes

Escudo do Flamengo (Foto: Reprodução)

Flamengo e Estudiantes se enfrentam nesta quinta-feira (18 de setembro), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores. A transmissão será na ESPN e no Disney+. No retrospecto, a vantagem é rubro-negra: oito jogos, com três vitórias, quatro empates e uma derrota.

Todos os ingressos foram vendidos de forma antecipada, com público estimado em cerca de 69 mil pessoas. Além disso, Bruno Henrique e Varela treinaram normalmente na terça-feira (16 de setembro), após desfalcarem o duelo do domingo (14 de setembro) contra o Juventude. Já Jorginho, Alex Sandro e Pulgar seguem em recuperação de lesões.

A última vitória rubro-negra sobre o Estudiantes ocorreu em 1992, na extinta Supercopa da Libertadores, com gol de Gaúcho. Entretanto, o contexto daquele duelo foi atípico por conta das obras no Maracanã após a tragédia na arquibancada antes da final do Brasileiro.

O Flamengo levou o jogo para o Estádio de Moça Bonita, em Bangu. Antes do apito inicial, dirigentes do Estudiantes protestaram junto à Conmebol contra o gramado, o local do banco de reservas e as dimensões de uma das traves.

A partida teve 1.072 torcedores e poucas chances. Na época, o Flamengo havia conquistado o pentacampeonato brasileiro três meses antes. Já o Estudiantes era o penúltimo colocado no Campeonato Argentino e estreava o técnico uruguaio Luis Garisto, substituto de Daniel Romeo.

As melhores oportunidades vieram em bolas paradas. No primeiro tempo, Gaúcho marcou, mas o lance foi anulado por impedimento. Depois, Paulo Nunes sofreu pênalti, e Gaúcho converteu para selar o 1 a 0.

Após o fim, Júnior Baiano se envolveu em confusão com o zagueiro Iribarren e aplicou um tapa no rosto do argentino. No jogo da volta, em La Plata, o empate classificou o Flamengo: Marquinhos abriu o placar após passe de Júnior, e Siviski empatou sete minutos depois.

Os clubes voltaram a se enfrentar em 1994, também pela Supercopa. Houve 0 a 0 no Maracanã e vitória do Estudiantes por 2 a 0 em La Plata. Desde 1992, ocorreram mais três encontros, com dois empates e uma derrota rubro-negra.