O Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil Feminina ao perder para o São Paulo por 1 a 0, na noite de quarta-feira (17 de setembro), no Morumbi. O resultado gerou forte repercussão sobre a arbitragem após o apito final.
Notícias mais lidas:
O jogo teve primeiro tempo equilibrado, com alternância de domínio. Entretanto, o São Paulo marcou com Serrana aos 17 minutos da segunda etapa e confirmou a vitória. Sem o auxílio do VAR, a condução da partida entrou em debate entre atletas e comissões.
Atletas do Flamengo acusaram a árbitra Tainan Bordigan Somensi, da FCF, de supostas inversões de faltas e ausência de cartões. Além disso, houve conflito com uma gandula à beira do campo. Cristiane, referência rubro-negra, verbalizou a insatisfação.
“A partida de hoje, todo mundo viu, não precisa nem falar. Tem uma arbitragem que é tendenciosa e errou também pro lado do São Paulo, tá. Mas uma arbitragem que acaba definindo a partida é complicado. Não sei as escolhas que eles fazem para colocar em um jogo tão grande como esse, que é um Flamengo x São Paulo. Mas, infelizmente, hoje influenciou muito pra gente”.

A atacante também citou o processo recente de trabalho sob o comando de Rosana e a evolução da equipe desde o início da temporada. Segundo ela, os erros de arbitragem pesaram no desfecho.
“Eu acho que a gente tá tendo um trabalho de quatro meses com a Rosana, ela pegou a gente pra resgatar no Brasileiro, trazer mentalidade e parte tática. A gente teve uma evolução importante em comparação com o começo do ano. Isso é notório. Mas quando você encontra uma arbitragem que influencia o jogo, fica difícil”.
Do lado tricolor, mesmo com a classificação, houve críticas à condução do jogo. O técnico Thiago Viana defendeu maior profissionalização da arbitragem no país e apontou falhas para ambos os lados.
“O futebol brasileiro como um todo necessita de uma profissionalização da arbitragem. Cada vez mais os árbitros precisam ter subsídio para trabalhar só com a arbitragem e conseguir conduzir jogos desse tamanho, com duas equipes de camisas muito pesadas. Eu acho que, dos dois lados, em alguns momentos, teve erros”.