A declaração de Zico, ídolo do Flamengo, sobre o resultado da Bola de Ouro 2025

Zico, ex-jogador do Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A Bola de Ouro 2025 coroou Ousmane Dembélé como “melhor jogador do mundo” na segunda-feira (22 de setembro), em Paris. A cerimônia ocorreu no Théâtre du Châtelet e foi organizada pela revista France Football. Zico, ídolo do Flamengo, opinou sobre o resultado da premiação. Além disso, ele avaliou a posição de Raphinha no ranking.

Dembélé superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Vitinha, do PSG, que terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já Raphinha, também do Barcelona, ficou em quinto. Segundo os dados divulgados, o francês registrou 37 gols e 14 assistências em 60 jogos na temporada 2024/2025. A eleição reuniu jornalistas de 100 países definidos pelo ranking da Fifa.

Questionado sobre uma possível “injustiça” com o brasileiro Raphinha, Zico foi direto ao abordar os critérios da votação.

“Eu acho que tem sempre algum critério que possa te fazer levar a Bola de Ouro. Quando você é candidato, eu não vejo assim (injustiça). Eu não vi nenhuma injustiça (com Raphinha)”.

Na sequência, o ex-jogador exaltou a temporada de Dembélé e a influência do francês no título da Champions League com o PSG. Segundo Zico, o atacante assumiu o protagonismo na campanha europeia. Afinal, o time não era apontado como favorito.

“O Dembélé foi o protagonista da maior competição europeia, que foi a Champions League. Não era uma equipe favorita, e se juntaram e conseguiram um título altamente expressivo”.

Por fim, Zico considerou justa a vitória do francês. Ele também destacou a evolução do atacante nos últimos anos, ressaltando a consistência do desempenho. Entretanto, evitou relativizar o mérito do prêmio.

“Então, acho que foi justa a Bola de ouro para o Dembélé, pelo que, aos poucos, ele vinha apresentando. É um cara que, nos últimos três anos, vem progredindo cada vez mais, e acho que foi merecido”.