Nesta terça-feira (30 de setembro), Filipe Luís completa um ano como treinador do Flamengo. Ídolo recente em campo, ele constrói trajetória consistente fora das quatro linhas, com resultados e títulos na equipe principal.
Notícias mais lidas:
Já os números do período incluem 70 jogos, 46 vitórias, 17 empates e 7 derrotas. O time marcou 123 gols e sofreu 40. A equipe lidera o Brasileirão e está na semifinal da Libertadores.
Depois da vitória sobre o Corinthians no domingo (28 de setembro), o técnico avaliou o marco e falou do vínculo com o clube, enquanto negocia a renovação de contrato.
“Sobre esse aniversário de um ano como técnico, me deixa muito orgulhoso. Mas eu não sei se vou ganhar alguma coisa ou não. O que eu vivo desde o primeiro dia que pisei nessa cidade e trabalho nesse clube é especial. Só Deus pode explicar. Vivo muito feliz por ter completado esse tempo aqui, quero ficar mais. Vocês sabem disso. Estou trabalhando muito para isso”.
Antes de assumir o profissional, Filipe Luís dirigiu as categorias de base do Flamengo. Passou pelos times sub-17 e sub-20, com título mundial pelo sub-20 no Maracanã.
Além disso, os primeiros meses no time principal renderam taças: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. Também lidou com percalços. Na Libertadores, a vaga às oitavas saiu na última rodada, em segundo lugar no grupo.
Historicamente, o último a completar um ano no cargo foi Jorge Jesus, entre junho de 2019 e julho de 2020. Filipe Luís também está próximo de iniciar e encerrar a mesma temporada, feito que só Vanderlei Luxemburgo alcançou em 2011.