Clique aqui e assista a convocação da Seleção Brasileira ao vivo

Carlo Ancelotti como técnico da Seleção Brasileira de Futebol (Foto: CBF/Rafael Ribeiro)

Carlo Ancelotti volta a comandar uma convocação da Seleção Brasileira nesta quarta-feira (01 de outubro), às 15 horas (horário de Brasília), com o objetivo de definir o grupo que enfrentará Coreia do Sul e Japão nos amistosos programados para este mês. A divulgação dos nomes ocorrerá na sede da CBF, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Gávea News:

Os compromissos da equipe brasileira estão marcados para quinta-feira (10 de outubro), em Seul, diante dos sul-coreanos, e para segunda-feira (14 de outubro), contra os japoneses, em Tóquio. A delegação se apresenta na próxima segunda-feira (07 de outubro) na capital sul-coreana, iniciando o período de preparação.

A nova lista deve refletir ajustes importantes em relação às convocações anteriores. Afinal, diversos atletas enfrentam problemas físicos que os afastam desta data FIFA. Entre os desfalques confirmados estão o goleiro Alisson, o zagueiro Marquinhos, o lateral Alexsandro, o volante Andrey Santos e o atacante Raphinha. Neymar, por precaução médica, também não deve ser incluído desta vez.

Nesse contexto, abrem-se espaços para testes e possíveis estreias. A comissão técnica avalia nomes como o goleiro Gabriel Brazão, do Santos, e o meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, que tem se destacado na temporada e pode retornar à Seleção após quase um ano. A última participação do jogador ocorreu em outubro de 2024, quando o Brasil ainda era comandado por Dorival Júnior.

Entre os retornos mais aguardados, Vinícius Júnior é um dos principais destaques. O atacante do Real Madrid, ausente na última convocação das Eliminatórias por decisão da comissão, tem boas chances de reaparecer na lista. Segundo Ancelotti, trata-se de “um dos melhores” jogadores que já treinou. Rodrygo, seu companheiro de clube, também tem presença praticamente garantida.

No sistema defensivo, Éder Militão deve voltar a figurar entre os convocados após longo período afastado por lesão no joelho. Recuperado, o zagueiro do Real Madrid é nome de confiança de Ancelotti e tende a disputar a titularidade. Ao seu lado, Gabriel Magalhães desponta como provável alternativa para a defesa.

Assim sendo, o técnico italiano pretende aproveitar os amistosos, já sem caráter classificatório, para realizar novas observações e fortalecer o planejamento visando à Copa do Mundo.