
Filipe Luís completou um ano como técnico do Flamengo nesta terça-feira (30 de setembro) e tornou-se o primeiro, desde Jorge Jesus, a alcançar a marca. O time é líder do Brasileiro e está classificado à semifinal da Libertadores.
Notícias mais lidas:
Efetivado em 30 de setembro de 2024, ele soma 70 jogos, com 46 vitórias, 17 empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 73,8%, o maior desde os 81,6% de Jesus. No período anterior, o clube teve nove treinadores em cinco anos. Seis não completaram sequer um semestre.
Após a virada sobre o Corinthians, ele descreveu a intensidade do cargo e o sentimento de gratidão.
— Está sendo muito intenso. Falei para os jogadores, depois do jogo da Libertadores, que quando cheguei no quarto depois dessa carga mental de pênaltis, tensão absurda que temos como treinador, disputar competições no clube de maior pressão do país… Cheguei no quarto e agradeci, mas não pela vitória. Agradeci pelo privilégio de poder viver todos esses momentos únicos aqui no Flamengo, já como jogador e agora como treinador. Cada segundo para mim é um presente. Tô aproveitando ao máximo, desfruto até quando não é tão bom. Tô no lugar onde quero estar.
Na terça-feira (30 de setembro), o Flamengo o homenageou no Ninho do Urubu com uma placa pelos 12 meses. Na cerimônia, Filipe indicou permanência e reforçou seu vínculo com o clube.
— Muito feliz por essa marca. Quando eu vim para o Flamengo, fui apresentado aqui nessa sala, como jogador, e foi um momento único. Mas tudo que eu vivi nesse clube desde então foi muito especial, momentos muito bons, momentos que ficaram marcados para sempre, momentos não tão bons, mas que fazem parte desse processo. Eu me sinto parte desse clube. Eu vim aqui, assinei com o Flamengo, com um contrato de dois anos e meio, mas sempre sem cláusula, sabendo que em qualquer momento, se o clube ou eu quiséssemos encerrar a nossa parte, isso teria que ser feito. Isso porque eu acredito que no Flamengo, a gente tem que conquistar o dia a dia para continuar trabalhando aqui. É fazer tudo pelo Flamengo para seguir dessa mesma forma como treinador.
O diretor de futebol José Boto destacou o feito durante a entrega da placa.
— Vim aqui presentear o Filipe pelos 12 meses de treinador na equipe principal. Parece pouco, mas no Brasil é muito. Desses 12 meses, 9 foram comigo. Espero que no próximo ano estejamos aqui para te dar mais uma placa de 24 meses de Flamengo.
A diretoria colocou a renovação como prioridade, e o vínculo atual termina em dezembro. Filipe discute a extensão e escolheu Jorge Mendes para liderar a negociação. A primeira conversa foi considerada positiva. O representante dele teve reunião recente com a diretoria, e as partes estão dispostas ao acordo. Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.