Em meio à liderança no Brasileirão e à semifinal da Libertadores, o Flamengo inicia outubro com decisões. Nesse contexto, Zico avaliou o primeiro ano de Filipe Luís como técnico. A entrevista à Romário TV ocorreu quando o aniversário de um ano foi recém-completo no fim de setembro.
Notícias mais lidas:
Como ponto central, Zico ressaltou a transição do ex-lateral, que até há pouco dividia vestiário com atletas que hoje comanda. Ele citou o exemplo de Paulo César Carpegiani, campeão da Libertadores e do Mundial em 1981, e do Brasileirão em 1982. Filipe iniciou nas categorias de base sub-17 e sub-20.
Principalmente, o ídolo comparou os desafios vividos por Filipe com os daquela época e descreveu mudanças de rotina no vestiário.
“Principalmente quando ele [Filipe Luís] assumiu, a gente conversou muito, por que a gente teve um exemplo desse na nossa época — o Carpegiani. A gente viveu isso, e não é simples. Ele jogava pôquer com a gente na véspera do jogo e, quando virou treinador, acabou. Não vem mais aqui”.
Depois, o Galinho elogiou a filosofia de jogo que Filipe tenta aplicar e reforçou que nem todas as decisões funcionam.
“Ele tem um pensamento muito grande em relação à forma de jogar. Gosta de entender como a torcida do Flamengo gosta que jogue. Às vezes não consegue, mas você vê que a filosofia dele é muito voltada para isso. Estou muito satisfeito com o que ele vem fazendo. São decisões. Vai acertar aqui, vai errar ali, mas faz parte”.
Atualmente, o Rubro-Negro sobreviveu a setembro após a eliminação na Copa do Brasil, em agosto. Segue líder do Brasileirão e garantiu vaga na semifinal da Libertadores. Nesta quinta-feira (02 de outubro), enfrenta o Cruzeiro no Maracanã e tem a chance de abrir sete pontos, com um jogo a menos.
Além disso, o time visita o Bahia no domingo (05 de outubro), na Fonte Nova. Após a Data Fifa, encara o Botafogo na quarta-feira (15 de outubro) e recebe o Palmeiras no domingo (19 de outubro). Enfrenta o Racing na quarta-feira (22 de outubro) e na quarta-feira (29 de outubro). Joga contra o Fortaleza no sábado (25 de outubro).