Clubes emitem notas oficiais contra o Flamengo

BAP, presidente do Flamengo (Foto: Reprodução)

A disputa judicial entre o Flamengo e a Libra escalou nesta quarta-feira (01 de outubro), com clubes divulgando notas públicas de repúdio e discussões sobre o peso econômico do Rubro-Negro no Brasileirão. Os direitos de transmissão do campeonato estão vendidos à Globo até 2029, em contratos que incluem o clube carioca.

O bloqueio de R$ 77 milhões solicitado pelo Flamengo na Justiça motivou a reação. O clube questiona os critérios de divisão das receitas de TV, especificamente a fatia de 30% atrelada à audiência, e sustenta que há prejuízo no modelo aplicado.

O Palmeiras classificou a postura do rival em nota oficial.

“predatória e torpe, pois buscar asfixiar financeiramente as demais instituições que constituem o bloco, algumas delas em situação de dificuldade, a fim de subjugá-las e extrair ainda mais benefícios individuais.”.

O Flamengo divulgou nota oficial nesta quarta-feira (01 de outubro) para expor sua posição sobre a disputa com a Libra e a TV Globo, destacando o impasse na distribuição da parcela de audiência.

“O Flamengo entrou na Libra porque quis e porque acredita numa liga. O clube quer um acordo, não impõe nada a ninguém e nem pode aceitar imposição. A questão gira em torno dos critérios para a divisão da verba de 30% das receitas de transmissão de TV.”.

“A Libra botou em votação 6 cenários para a divisão. O Estatuto determina que a solução tem que ser por unanimidade. Flamengo e outros clubes votaram em cenários diferentes. Não houve consenso, o Flamengo entrou na Justiça porque a verba estava sendo paga segundo a divisão não aprovada por todos os clubes.”.

São Paulo, Santos e Atlético-MG também divulgaram notas de repúdio ao movimento do Flamengo.