A 27ª rodada do Brasileirão terminou sob forte debate sobre a arbitragem. No domingo (05 de outubro), o Flamengo perdeu para o Bahia por 1 a 0, em Salvador, e Filipe Luís questionou o peso dos erros para o desfecho do campeonato. O jogo teve duas expulsões do lado rubro-negro.
Notícias mais lidas:
Com dois a menos, o Flamengo sofreu o gol de Willian José aos 44 minutos do primeiro tempo. Danilo foi expulso aos 12 minutos, e Wallace Yan deixou o campo no segundo tempo. A equipe carioca permaneceu com 55 pontos e perdeu a liderança para o Palmeiras, que tem a mesma pontuação e mais vitórias.
Questionado sobre a influência dos equívocos na disputa pelo título, o treinador do Flamengo foi direto.
“Se a diferença de erros é 80-20, claro que influencia no resultado final da competição. Esperamos que seja diferença de erros com margem muito pequena paras as duas, três equipes que estão brigando pelo título e que o respeito seja mútuo pelo bem da competição.”
Além disso, o fim de semana teve polêmica em São Paulo x Palmeiras, no Morumbis, com reclamação tricolor por pênalti de Allan em Tapia não marcado. No sábado (04 de outubro), o Grêmio contestou pênalti assinalado nos minutos finais contra o Red Bull Bragantino. A atuação de Ramon Abatti Abel e do VAR foi alvo de críticas.
“Todos vimos isso (todas as polêmicas de São Paulo x Palmeiras) e infelizmente tentei o máximo possível para os meus jogadores manterem a cabeça e o foco do jogo. Mas, infelizmente, tivemos uma expulsão no primeiro tempo que prejudicou o andamento da partida, um jogo que era bonito.”
Depois, Filipe ampliou a crítica e disse sentir tratamento distinto em campo.
“Vejo um rigor muito severo. É muito fácil fazer contra o Flamengo. Não sinto esse respeito. Tenho que focar esses aspectos de erros defensivos, o mental para que eles não me deixem com dois a menos. Esse é o meu papel. Adoro falar de futebol, tática, o que acertei e errei. Falar dos árbitros cansa. Espero que se fale do que está acontecendo, que vocês façam um eco dessa diferença de respeito que está acontecendo no Campeonato Brasileiro”.
No domingo (05 de outubro), a CBF divulgou nota oficial. A entidade afirmou que afastou os árbitros centrais e do VAR de Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras.
Por fim, o Flamengo volta a campo na quarta-feira (15 de outubro), contra o Botafogo, no Nilton Santos, às 19h30 (horário de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão.