
O Flamengo já iniciou os preparativos para o jogo de ida da semifinal da Libertadores, contra o Racing, marcado para o dia 22 de outubro, às 21h30, no Maracanã. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, detalhou medidas de logística e segurança que visam garantir uma experiência segura e organizada para todos os torcedores, inclusive os argentinos.
Notícias mais lidas:
Desde fevereiro, o Flamengo implementa um protocolo de acolhimento para delegações estrangeiras em jogos internacionais. A rotina inclui um jantar de boas-vindas, a entrega de uma placa comemorativa ao clube adversário e o suporte operacional com o apoio de autoridades locais.
A iniciativa faz parte do esforço da diretoria para promover um ambiente pacífico e colaborativo nos eventos do clube.
“Todos os jogos que o Flamengo recebe de fora, nós fazemos um jantar com os visitantes na véspera. Entregamos uma placa comemorativa para eles e colocamos o nosso time de operação de jogo a serviço deles, com apoio das autoridades e do BEPE”, afirmou Bap durante o III Fórum Empreendedor do Rio.
Intercâmbio com a Argentina
A diretoria rubro-negra também enviou um funcionário do clube à Argentina para acompanhar as operações locais, ao lado do subcomandante do BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios).
O objetivo é entender como a segurança é gerida nos estádios argentinos e aplicar o aprendizado na recepção dos torcedores do Racing no Rio.
“Enquanto eu estou falando hoje aqui com vocês, nós temos esse cara nosso que foi para a Argentina com o subcomandante do BEPE, para que juntamente com a polícia da Argentina, eles troquem experiências e definam como os jogos deles serão atendidos lá”, completou o presidente do Flamengo.
O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, também se colocou à disposição para intermediar qualquer eventual impasse com as autoridades locais.
Segurança reforçada no Maracanã
No Maracanã, o clube garante que os jogos vêm ocorrendo sem incidentes, reflexo do investimento em tecnologia e planejamento. Entre as medidas aplicadas estão o reconhecimento facial, zonas de monitoramento específicas e a política de banimento de torcedores que causam confusão.
“Tem zero problema em jogos do Flamengo. Zero. Enquanto a gente vai jogar fora, nós somos muito mais bem recebidos do que a gente jamais foi”, destacou Bap.